A média móvel de mortes causadas por no Brasil caiu 17%, de acordo com do consórcio de veículos de imprensa. Os dados são deste sábado (05), compilados até às 20h. Essa é a primeira queda de mortes registrada no país desde o começo da pandemia.

Entretanto, o país aumentou 4% a média móvel de casos confirmados. De acordo com os critérios do consórcio, até 15% de variação, para mais ou menos, é considerado estável.

Sendo assim, a queda de 17% se deve aos 646 óbitos pela Covid-19 registrados nas últimas 24 horas. Isso fez com que a média móvel de novas mortes no país chegasse a 819 vítimas nos últimos sete dias, número 17% que na semana anterior.

De acordo com os dados compilados a partir dos boletins das secretarias de Saúde dos Estados, até este sábado (05) o Brasil registrou 126.230 óbitos causados pela doença. No levantamento, o consórcio também classifica a situação dos Estados brasileiros.

A média móvel está subindo no AM, TO e CE. Estados que mantém estabilidade de mortes, sem aumento ou queda de índices, são: PR, RS, SP, GO, MS, MT, PA, RO, RR, MA. E por fim, os que já registram queda na média de mortes são: SC, ES, MG, RJ, DF, AC, AP, AL, BA, PB, PE, PI, RN, SE