Advogada assume plágio em artigo sobre lavagem de dinheiro e pede desculpas a Moro
Em nota, divulgada neste sábado (27), a advogada Beathrys Ricci Emerich assumiu toda a responsabilidade pelo plágio em um artigo jurídico assinado por ela e pelo ex-ministro Sérgio Moro. Conforme informou o UOL, o texto, publicado este ano no site da revista Relações Internacionais no Mundo Atual, da Unicuritiba, tratava da lavagem de dinheiro do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em nota, divulgada neste sábado (27), a advogada Beathrys Ricci Emerich assumiu toda a responsabilidade pelo plágio em um artigo jurídico assinado por ela e pelo ex-ministro Sérgio Moro.
Conforme informou o UOL, o texto, publicado este ano no site da revista Relações Internacionais no Mundo Atual, da Unicuritiba, tratava da lavagem de dinheiro do crime organizado por meio de pagamento a advogados.
Já o artigo do advogado criminalista Marcelo Augusto Rodrigues de Lemos foi escrito em novembro de 2019 para o site especializado Conjur. Ao UOL, Moro encaminhou nota admitindo o plágio, mas responsabilizando a advogada, a quem orienta em uma pós-graduação.
“A redação é basicamente orientada. Consultando a aluna, ou a orientanda, ela admitiu que houve cópia de dois trechos curtos no trabalho, sem a necessária citação da autoria, motivo pelo qual se pede escusas pelo inconveniente”, afirmou o ex-juiz.
Depois da polêmica, a advogada divulgou uma nota oficial em que assume a responsabilidade e pede desculpas a Moro. “A redação do artigo foi minha e, infelizmente, acabou acontecendo a falha metodológica consistente na ausência de citação do ilustre autor Dr. Marcelo Augusto Rodrigues de Lemos”, afirmou. Reconheço a falha não intencional, mesmo porque não havia motivos para não citar o autor, tendo em vista que o trabalho citou mais de vinte outros autores.
Ao UOL, Lemos disse que ficou “chocado” quando começou a ler o artigo, que encontrou acidentalmente na internet. “Esse texto tinha transcrições literais do meu texto”, diz Lemos. “Esse é um assunto que eu pesquiso há muitos anos.” O advogado ainda estuda se processa o ex-juiz, mas espera, pelo menos, uma retratação pública por parte dele, como fez a advogada. “Eu ainda estou avaliando se processo”, disse. “Fiquei chateado por não ter tido reconhecimento. Gostaria de ter sido citado porque foi uma transcrição literal, como se a ideia tivesse partido da cabeça dele.” A gente fica triste.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
Novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (12)
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.