Vaticano estuda permitir que homens casados sejam padres na Amazônia
Documento emitido nesta segunda-feira (17) pelo Vaticano traz recomendação à Igreja Católica para considerar o ordenamento de homens casados para atuarem como padres em regiões remotas da Amazônia. De acordo com o Documento de Trabalho (Instrumentum Laboris), a medida se aplicaria a homens mais velhos, com família constituída e, preferencialmente com ascendência indígena. Também…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Documento emitido nesta segunda-feira (17) pelo Vaticano traz recomendação à Igreja Católica para considerar o ordenamento de homens casados para atuarem como padres em regiões remotas da Amazônia. De acordo com o Documento de Trabalho (Instrumentum Laboris), a medida se aplicaria a homens mais velhos, com família constituída e, preferencialmente com ascendência indígena. Também está no documento recomendação para que algum ministério oficial seja conferido a mulheres.
O documento ganhou grande repercussão na imprensa internacional nesta segunda-feira, já que seria a referência mais próxima do Vaticano para que homens casados possam ser ordenados padres. Atualmente, eles podem exercer apenas a função de diácono, uma espécie de assistente do sacerdote, que pode pregar, batizar e distribuir a comunhão.
“Afirmando que o celibato é uma dádiva para a Igreja, pede-se que, para as áreas mais remotas da região, se estude a possibilidade da ordenação sacerdotal de pessoas idosas, de preferência indígenas, respeitadas e reconhecidas por sua comunidade, mesmo que já tenham uma família constituída e estável, com a finalidade de assegurar os Sacramentos que acompanhem e sustentem a vida cristã”, diz o documento.
O Instrumentum Laboris, publicado pela Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, é fruto de um processo de escuta que teve início com a visita do Papa Francisco a Puerto Maldonado (Peru) em janeiro de 2018. A consulta foi estendida aos fieis em toda a Região Amazônica ao longo do ano passado e foi concluída durante a II Reunião do Conselho Pré-Sinodal, em maio passado.
O território da Amazônia abrange uma parte do Brasil, da Bolívia, do Peru, do Equador, da Colômbia, da Venezuela, da Guiana, do Suriname e da Guiana Francesa, em uma extensão de 7,8 milhões de quilômetros quadrados, no coração da América do Sul. Suas florestas cobrem aproximadamente 5,3 milhões de km2, o que representa 40% da área de florestas tropicais do globo.
Notícias mais lidas agora
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
- Homem é esfaqueado várias vezes e mesmo ferido dirige até hospital de MS
- Idosa fica desacordada e duas pessoas feridas com mais de 100 picadas de abelhas na Mata do Jacinto
Últimas Notícias
Idosa de 96 anos atacada por enxame não consegue voltar para casa por causa de abelhas
Elena León Cafure recebeu alta hospitalar, no entanto, está sob cuidados, monitoramento e medicação
A Fazenda 16: Parcial expõe eliminação em Roça acirrada; saiba quem sai
Larissa Tomásia, Fernando Presto e Juninho Bill disputa em uma Roça acirrada e correm o risco de deixarem ‘A Fazenda 16’ ainda hoje; saiba quem sai
AGORA: homem é morto a facadas no Paulo Coelho Machado
O corpo está a o lado de um veículo que seria da vítima
Edição especial do Coletivo de Brechós promove doações de árvores frutíferas no Horto Florestal
Participantes do evento vão receber mudas de plantas frutíferas e Ipês
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.