Servidor da Casa Civil é terceiro presidente do Inep este ano
Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, que é servidor público de carreira e atualmente estava na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República será o novo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A informação foi confirmada pelo MEC (Ministério da Educação) nesta sexta-feira (17). Lopes entra no lugar do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, que é servidor público de carreira e atualmente estava na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República será o novo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
A informação foi confirmada pelo MEC (Ministério da Educação) nesta sexta-feira (17). Lopes entra no lugar do delegado Elmer Coelho Vicenzi, que assumiu o cargo no dia 22 de abril deste ano e não tinha nem um mês à frente da autarquia.
De acordo com o Ministério da Educação, a saída de Vicenzi teria ocorrido a pedido, entretanto, há a especulação de que ele tenha sido demitido, assim como seu antecessor, Marcus Vinicius Rodrigues.
De acordo com o jornal O Globo, a exoneração ocorreu depois de um desentendimento com a Consultoria Jurídica do Inep, que desaconselhou o acesso por parte do MEC a dados pessoais de alunos para emissão de uma carteirinha estudantil, que o governo pretende lançar.
O novo presidente do Inep vem do mesmo órgão de origem do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Ele é formado em Engenharia Química pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Direito pela UnB (Universidade de Brasília).
O Instituto é responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que é aplicado desde a alfabetização até o ensino médio. A autarquia também faz os censos Escolar e da Educação Superior.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Procura por material escolar já começou e papelarias de Campo Grande se preparam para ‘boom’ de janeiro
Papelarias de Campo Grande já estão com estoque pronto para ano letivo de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.