Proposta há 8 anos por senadora de MS, Lei cria Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência
Proposta em 2010, pela então senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), a lei nº 13.798, que acrescenta ao Estatuto da Criança e do Adolescente, o artigo que institui o dia 1º de fevereiro para início da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, foi sancionada nesta sexta-feira (4), pelo presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi publicada […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Proposta em 2010, pela então senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), a lei nº 13.798, que acrescenta ao Estatuto da Criança e do Adolescente, o artigo que institui o dia 1º de fevereiro para início da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, foi sancionada nesta sexta-feira (4), pelo presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi publicada no do Diário Oficial da União.
Durante esse período devem ser desenvolvidas atividades de cunho preventivo e educativo conjuntamente pelo poder público e por organizações da sociedade civil.
Nos dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em fevereiro de 2018, a América Latina e o Caribe tiveram a segunda taxa mais alta do mundo de gravidez entre adolescentes, ficando atrás apenas pela média na África Subsaariana.
De acordo com a Agência Brasil, na América Latina e no Caribe, ocorrem anualmente, em média, 66,5 nascimentos para cada 1 mil meninas com idade entre 15 e 19 anos, enquanto o índice mundial é de 46 nascimentos entre cada 1 mil meninas.
Em 2017, um levantamento do Ministério da Saúde mostrou que, em 2015, foram 546.529 os nascidos vivos de mães com idade entre 10 e 19 anos. A taxa apresentou, em 11 anos, queda de 17% no Brasil, conforme a base do Sinasc (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos), já que, em 2004, foram registrados 661.290 nascimentos.
Naquele ano, o número de crianças nascidas de mães adolescentes nessa faixa etária representou 18% dos 3 milhões de nascidos vivos no país. O balanço do ministério mostra que a região com maior prevalência de gravidez precoce, em 2015, foi o Nordeste (180.072 – 32%), seguida pelo Sudeste (179.213 – 32%).
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Ticiane Pinheiro revela que não foi convidada para noivado de Ana Hickmann
Ana Hickmann e Edu Guedes realizaram uma cerimônia de noivado em setembro; a ausência de Ticiane Pinheiro, amiga da loira, deu o que falar
Nicole Bahls grava vídeo e pede votos para Adriane Lopes: “minha prima”
Vídeo foi publicado no Instagram pessoal de Adriane, na noite desta sexta-feira (4)
Moradora de Dourados que sofreu queimadura em chapa de bife morre após 4 meses
Vítima recebia atendimento médico na Santa Casa de Campo Grande
Fique atento: horário de votação em MS será das 7h às 16h no domingo de eleições
Para evitar imprevistos, saiba também, com antecedência, se houve mudança no seu local de votação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.