Operação Mácula: Navio grego ficou detido nos EUA por problemas operacionais
O navio grego que se tornou o principal suspeito pelo vazamento de óleo que contaminou praias do Nordeste, ficou nos Estados Unidos por quatro dias. Segundo o MPF (Ministério Público Federal), o navio foi barrado por “incorreções de procedimentos operacionais no sistema de separação de água e óleo para descarga no mar”. O relatório com […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O navio grego que se tornou o principal suspeito pelo vazamento de óleo que contaminou praias do Nordeste, ficou nos Estados Unidos por quatro dias. Segundo o MPF (Ministério Público Federal), o navio foi barrado por “incorreções de procedimentos operacionais no sistema de separação de água e óleo para descarga no mar”.
O relatório com a declaração é da Marinha e da Polícia Federal. A operação foi chamada de ‘Mácula’ devido ao significado de sujeira e impureza que carrega. O vazamento de óleo já atingiu 286 localidades em 98 municípios, em todos os nove estados do Nordeste.
Operação Mácula
Dois mandatos de busca são cumpridos pela PF, nesta sexta-feira (1), no Rio de Janeiro e em sedes de representantes da empresa grega responsável pelo navio. Os mandados foram expedidos pela 14ª Vara Federal Criminal de Natal/RN.
Para solucionar o caso, também nesta sexta-feira (1), foi deflagrada uma operação pela PF em conjunto com a Interpol. Segundo a investigação, a embarcação foi atracada na Venezuela em 15 de julho, mas o derramamento aconteceu nos dias 28 e 29 do mesmo mês. O vazamento de óleo aconteceu a 700 quilômetros da costa brasileira.
O óleo teria sido derramado durante o trajeto da Venezuela para Singapura. O navio de origem grega, que ficou apenas três dias na costa venezuelana, teria ancorado depois apenas na África do Sul.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.