Mesmo em tempos de crise ambiental o brasileiro mostra otimismo, 65% da população do Brasil acredita no potencial humano para reverter as mudanças climáticas. A pesquisa foi realizada pela YouGov, à pedido da Expo Dubai.

A pesquisa mede o nível de otimismo de vários lugares ao redor do mundo, e foi realizada em 23 países, entrevistando mais de 20 mil pessoas. Alguns dos fatores da pesquisa são: sustentabilidade, crescimento econômico, tecnologia e viagens.

Um país de otimistas

Segundo os dados da pesquisa, o Brasil é o país com maior índice de otimismo do mundo. Em nosso país 76% das pessoas têm uma visão positiva do futuro. Os brasileiros são 20% mais otimistas do que o resto do mundo, que têm uma média global de 56%.

Analisando a pesquisa, é possível notar que a educação é vista como a chave para dias melhores. Para aumentar as oportunidades dos próximos 30 anos, 68% dos entrevistados escolheram como solução o conhecimento, aprendizado e acesso à educação.

Com um pouco menos de otimistas, 60% dos brasileiros acreditam na tolerância e inclusão de todos, 57% acredita que na colaboração humana, sem rotular fronteiras ou culturas. O número cai para 56% quando a pergunta é relacionada a troca de ideias.

Amém de ser o país mais otimista do mundo, o Brasil se localiza na América do Sul, continente com 74% de otimistas. Os continentes com menores índices de otimismo são América do Norte, Europa Ocidental e Oriental, com 50% cada.