Fundos de renda fixa de longo prazo e de ações de energia lideram ganhos
Fundos de investimento são um dos canais mais recomendados por especialistas para quem deseja fazer o dinheiro render. Deixando as negociações a cargo de gestores profissionais, os riscos são menores para quem não tem tempo nem conhecimento para navegar no mercado financeiro. Levantamento da consultoria Economática mostrou quais fundos no varejo apresentaram a maior alta […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Fundos de investimento são um dos canais mais recomendados por especialistas para quem deseja fazer o dinheiro render. Deixando as negociações a cargo de gestores profissionais, os riscos são menores para quem não tem tempo nem conhecimento para navegar no mercado financeiro. Levantamento da consultoria Economática mostrou quais fundos no varejo apresentaram a maior alta no primeiro semestre de 2019.
Entre os fundos de renda fixa, que buscam rendimentos com juros e índices de preços, a primeira posição ficou com o fundo de juros reais do Santander, que obteve retorno de 14,87% de janeiro a junho. Como a carteira é composta por títulos do governo atrelados à inflação, em especial de longo prazo, a crescente expectativa de queda dos juros impulsionou os resultados, diz o superintendente de investimento do Santander Asset Management, Cal Constantino. Quanto menores os juros, maior a valorização desses ativos.
Mesmo fazendo parte da renda fixa, o gestor destaca a volatilidade de fundos com essa alocação. “O prazo médio de vencimento da carteira está em quase nove anos. A cada 0,10 ponto porcentual que diminui na curva de juros, o fundo se valoriza quase 1%. E o contrário se aplica também.”
O fundo de ações de melhor desempenho foi o da Brasil Capital, com rendimento de 18,92%, acima dos 14,88% do Ibovespa, principal índice de ações no País. A alocação em torno de 20% no setor de energia foi o combustível para o bom resultado. “São investimentos que estão na carteira há anos. O fundo tem um caráter de investir mais estruturalmente nas empresas, somos muito fundamentalistas, olhamos em detalhe cada empresa”, conta André Ribeiro, sócio e gestor da Brasil Capital.
Na categoria de multimercados se incluem fundos com diversas características, já que eles não são obrigados a concentrar investimentos em nenhuma classe em especial. No caso do líder em rentabilidade do segmento, a estratégia básica é seguir o índice de ações americano S&P 500. O gerente de produtos da Western, Mauricio Lima, explica que, além do resultado das empresas, a sinalização de que os juros nos Estados Unidos deverão cair ajudou a alcançar a valorização de 18,92% no período.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Notícias mais lidas agora
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
- Candidata em MS foi eleita prefeita com quatro votos de diferença
- ‘Presidente, o senhor errou’, Tereza Cristina manda recado a Bolsonaro após derrotar candidato do PSDB em MS
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar se aprecia e vai a R$ 5,48 com piora no sentimento de risco global
O dólar à vista subiu 0,56%, a R$ 5,4859
Polícia identifica motorista morto em colisão com caminhão na BR-262
Passageiro foi encaminhado em estado grave para a Santa Casa
Acidente entre táxi e bicicleta deixa trânsito lento na avenida Fernando Corrêa da Costa
O trânsito ficou lento nas proximidades, mas sem gerar grandes transtornos
PT aguarda conversa sobre plano de governo para definir apoio no 2º turno em Campo Grande
Partido se reuniu nesta segunda-feira (7) e dará posição final sobre apoio na quinta-feira (10)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.