Espaço aéreo de Brasília já está protegido para a posse presidencial

A algumas horas apenas do início da cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (1º), na Esplanada dos Ministérios, a FAB (Força Aérea Brasileira) mantém em alerta o sistema de defesa específico para os céus em caso de emergência. Nas redes sociais, a FAB informou: “O sistema de defesa aeroespacial está pronto […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A algumas horas apenas do início da cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (1º), na Esplanada dos Ministérios, a FAB (Força Aérea Brasileira) mantém em alerta o sistema de defesa específico para os céus em caso de emergência.

Nas redes sociais, a FAB informou: “O sistema de defesa aeroespacial está pronto para #OperaçãoPosse! Aeronaves de defesa aérea e alarme aéreo antecipado já estão em voo e o sistema de defesa antiaérea em posição e pronto para operação.”

O sistema estava previsto como parte do esquema de segurança para a cerimônia de posse de Bolsonaro que ocorre em três momentos distintos: no Congresso Nacional, depois no Palácio do Planalto e termina no Itamaraty. O esquema de segurança para a posse de Jair Bolsonaro, que sofreu um atentado a faca durante a campanha, é o maior já visto em Brasília.

A FAB também divulgou que as áreas de exclusão, com três níveis de restrição, foram acionadas ao meio dia. Só aeronaves autorizadas, como o helicóptero que transmitirá as imagens da posse, poderão sobrevoar a Esplanada dos Ministérios e os locais por onde passará, a partir das 14h,  o cortejo presidencial.

As restrições de voos não afetam o aeroporto internacional da capital, distante da Esplanada.

Conteúdos relacionados

congresso