Um levantamento do mostrou que em 2018 os acidentes de trânsito causaram 183,4 mil internações que custaram R$ 265 milhões ao SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a pesquisa VIVA Inquérito 2017, oito em cada dez atendimentos por acidente de transito são entre motociclistas. Sendo 67,1% homens atendidos nas unidades de saúde e 50,1% mulheres. A faixa etária que mais se envolveu em acidentes foram os jovens entre 20 e 39 anos.

A pesquisa é realizada a cada três anos pelo Ministério da Saúde que reúne dados de unidades especificas com o objetivo de subsidiar políticas públicas para prevenir a ocorrência de casos, garantir cuidado em saúde e encaminhamento das vítimas para rede de atenção à saúde de todo o país.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, esses acidentes respondem por boa parte das internações hospitalares e pela maioria dos atendimentos de urgência e emergência, que geram altos custos sociais, como cuidados em saúde, perdas materiais e despesas previdenciárias, além de grande sofrimento para as vítimas e seus familiares.

No ano de 2017, o número de internações foi de 181,2 mil com custo de R$ 259 milhões ao SUS, sendo que mais de 50% das internações envolveram motociclistas.