CNI: indicador de custos industriais cai 0,9% no terceiro trimestre do ano
O Indicador de Custos Industriais caiu 0,9% no terceiro trimestre do ano em relação ao trimestre anterior, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira, 16, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, essa retração foi influenciada pela queda nos custos tributários e de capital. Na comparação com o mesmo período de 2018, a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na comparação com o mesmo período de 2018, a redução é ainda mais expressiva, de 2,1%. O estudo destaca que houve ganhos de lucratividade e de competitividade para a indústria no período, tanto no mercado doméstico como no externo.
A pesquisa aponta que praticamente todos os componentes do indicador de custos industriais caíram, em relação ao segundo trimestre do ano, mas o que apresentou maior queda foi o de custos tributários, que teve retração de 3,9%, influenciado pelo crescimento do PIB industrial. “A retração do custo tributário pode estar relacionada ao fato de a arrecadação tributária não ocorrer simultaneamente à produção, o que faz com que, em momentos de retomada do crescimento da produção, o PIB industrial cresça antes da arrecadação”, explica o estudo.
O custo com capital de giro atingiu o segundo menor valor da série, iniciada em 2006, com queda de 3,7% na comparação com o segundo trimestre. “A queda da taxa básica de juros, Selic, reduz o custo de captação dos bancos, permitindo que eles repassem a redução de custo, ao menos em parte, aos tomadores de empréstimo. Adicionalmente, a queda da Selic reduz a rentabilidade dos títulos da dívida pública, o que faz com que os bancos emprestem menos para o governo e mais para o setor privado, ou seja, para as famílias e para as empresas. O aumento da oferta de crédito também contribui para a redução dos juros”, afirma a economista da CNI, Maria Carolina Marques, em nota divulgada pela entidade.
O índice de custo de produção, terceiro componente do indicador de custos industriais, teve queda de 0,3%. Essa redução foi influenciada, segundo o estudo, pela retração do custo com energia, que ficou 2,5% abaixo do registrado no segundo trimestre de 2019.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.