Bolsonaro recebe o presidente da Argentina Maurício Macri nesta quarta-feira

O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta quarta-feira (16) o presidente da Argentina, Mauricio Macri, no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro, será o primeiro dos dois chefes de Estado desde que Bolsonaro assumiu a Presidência da República. Segundo o Itamaraty, os presidente devem discutir a crise política na Venezuela e o futuro do Mercosul […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta quarta-feira (16) o presidente da Argentina, Mauricio Macri, no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro, será o primeiro dos dois chefes de Estado desde que Bolsonaro assumiu a Presidência da República.

Segundo o Itamaraty, os presidente devem discutir a crise política na Venezuela e o futuro do Mercosul (grupo formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Em seu Twitter, Bolsonaro confirmou e encontro e falou que era “uma grande oportunidade de reforçar os laços de amizade com essa nação irmã! ”, destacou.

Além disso, o Governo confirmou que Macri veio a Brasil acompanhado por uma comitiva de ministros. Na agenda do Mercosul há temas em debate como a simplificação tarifária e a eliminação de barreiras internas poderão ser discutidos.

Sobre a flexibilização de acordos bilaterais entre integrantes do Mercosul e outros países, integrantes da atual equipe do Itamaraty defendem que o Mercosul conclua os acordos que já estão em discussão, como o com a União Europeia.

Venezuela

A Venezuela está suspensa do Mercosul. Na semana passada, Nicolás Maduro tomou posse para o segundo mandato como presidente do país, até 2025, o que agravou a crise política na região. Após Maduro tomar posse, o governo brasileiro afirmou considerar “ilegítimo” o novo mandato dele, acrescentando que, para o Brasil, é a Assembleia Nacional que detém o poder no país.

Saiba a programação do encontro desta quarta-feira, divulgada pelo governo brasileiro:

10h30: cerimônia oficial de chegada de Mauricio Macri ao Planalto;
10h45: encontro privado entre Bolsonaro e Macri;
11h30: reunião ampliada dos presidentes com ministros dois países;
12h30: declaração à imprensa;
13h: almoço no Palácio Itamaraty em homenagem a Macri.

Conteúdos relacionados