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A Avianca Brasil passará a operar em apenas quatro aeroportos do país a partir da próxima segunda-feira, 29. Só os terminais de Santos Dumont (RJ), de Congonhas (SP), de Brasília (DF) e de Salvador (BA) receberão voos da companhia. As demais rotas ada empresa serão extintas. Até o dia 11 deste mês, a companhia operava voos em 26 aeroportos do país.

Dos quatro terminais, dois são administrados pela Infraero (Santos Dumont e Congonhas) e dois pela iniciativa privada, Salvador (Vinci Airports) e Brasília (Inframerica).

A situação é fruto da derrocada da companhia que vem sofrendo arresto de aeronaves, ocasionando cancelamentos sucessíveis de voos em todo o país. A empresa está em recuperação judicial desde dezembro, por causa de dívidas estimadas em 500 milhões de reais. Neste mês, a Justiça determinou a devolução de dezoito aviões para empresas arrendadoras, levando a companhia a cancelar mais de mil voos. Além disso, a Avianca também enfrenta dívidas com as concessionárias de aeroportos, devido à taxas de embarque.

Motoristas de carros de passeio e caminhoneiros enfrentam grande congestionamento logo após o pedágio na rodovia Anchieta, sentido Litoral, durante a manhã desta terça-feira (28). Um decreto da Prefeitura de Cubatão restringiu o acesso a dois pátios de estacionamento de caminhões que acessam o porto de Santos

A partir desta quarta-feira, a Infraero passou a cobrar o adiantamento dessas taxas de embarque, devido às dívidas da Avianca. A companhia aérea passa então, a ter que pagar o valor no dia anterior às viagens. A medida já tinha sido tomada em outros terminais do país.

O que fazer se tem passagem pela Avianca

A crise financeira da Avianca piora a cada dia. A recomendação do Departamento de Defesa do do Ministério da Justiça e do -SP é que os passageiros que têm voos marcados procurem a companhia e o aeroporto de decolagem e pouso para verificar a situação da viagem e registrar reclamação tanto na própria companhia como nos órgãos de defesa do consumidor.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirma que, em caso de atraso, cancelamento de voo e negativa de embarque (preterição), a pessoa que comparecer para embarcar tem direito a assistência material, que envolve comunicação, alimentação e hospedagem. “Essas medidas têm como objetivo minimizar o desconforto dos passageiros enquanto aguardam o voo, atendendo às suas necessidades imediatas”, segundo a agência.

As informações da Avianca estão disponibilizadas pelo site da companhia: http://www.avianca.com.br ou pelo telefone 0800-286-6543. A companhia também tem um canal de SAC pelo Twitter. Caso o passageiro tenha feito a compra por meio de uma agência de viagem ou site terceiro, é preciso procurar quem intermediou o serviço para resolver a situação.