Brasil

WhatsApp começa a alertar quando um link recebido for suspeito

O WhatsApp começou a testar um novo recurso nessa quinta-feira (19), o alerta de links suspeitos. Quando uma pessoa receber um link suspeito através do app, ele virá com um alerta em vermelho, evitando que um usuário desavisado clique na mensagem. Esse recurso já era esperado pelos usuários, e está liberado apenas para a versão […]

Tábata Rauschkolb Publicado em 20/07/2018, às 10h20

None

O WhatsApp começou a testar um novo recurso nessa quinta-feira (19), o alerta de links suspeitos. Quando uma pessoa receber um link suspeito através do app, ele virá com um alerta em vermelho, evitando que um usuário desavisado clique na mensagem.

Esse recurso já era esperado pelos usuários, e está liberado apenas para a versão beta do aplicativo. Ainda não há uma previsão para que o alerta chegue à versão padrão.

O novo sistema ajuda a evitar golpes através do aplicativo, já que a disseminação de mensagens com vírus e páginas falsas é cada vez mais comum. Apenas no último mês, mais de 30 mil usuários foram vítimas de um golpe usando links compartilhados através do aplicativo.

No golpe, uma mensagem prometia passagens aéreas gratuitas, era um esquema de phishing, que é um site que parece confiável, mas não é. A promoção era uma isca, que atrai o usuário até uma página que pode roubar dados pessoais, como senhas, cpf, rg, até endereço.

Jornal Midiamax