Pular para o conteúdo
Brasil

STF julga aprovação da data base de servidores federais

Na próxima quarta-feira (20), o STF (Supremo Tribunal Federal) julga o Recurso Extraordinário 565089, referente ao direito à revisão anual de remuneração dos servidores públicos federais – conhecida como data-base, garantido no Inciso X do Artigo 37 da Constituição Federal. Suspenso em 2014 por um pedido de vistas do ministro Dias Toffoli, o julgamento será resgatado já […]
Arquivo -

Na próxima quarta-feira (20), o STF (Supremo Tribunal Federal) julga o Recurso Extraordinário 565089, referente ao direito à revisão anual de remuneração dos servidores públicos federais – conhecida como data-base, garantido no Inciso X do Artigo 37 da Constituição Federal.

Suspenso em 2014 por um pedido de vistas do ministro Dias Toffoli, o julgamento será resgatado já com os votos favoráveis de Marco Aurélio – relator –, Cármem Lúcia e Luiz Fux.  Os ministros Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Teori Zavascki e Rosa Weber se manifestaram contrários ao direito. Para o dia 20, estão previstos os votos de Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Celso de Melo e Edson Fachin.

A retomada da votação se dá cerca de 20 anos depois do reconhecimento do direito à data-base aos servidores públicos, com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 19, em 4 de junho de 1998. Essa garantia foi sistematicamente negligenciada pelos governos desde então.

Os servidores públicos federais, de todo o país, lutam pela valorização da categoria e uma reposição salarial de 25,63% e no caso de Mato Grosso do Sul, o Sista-MS luta pela reposição de 28% apenas a título de reposição salarial. Os servidores estão há quase 10 anos sem esse benefício em seus vencimentos.

Além disso, os servidores pedem também o cumprimento de todos os acordos assinados em 2015 e a implementação da data-base dos servidores públicos federais no dia primeiro de maio.

Ainda sem estratégia definida, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Institutos Federais de Ensino de Mato Grosso do Sul – Sista – MS afirma que apoia aprovação da matéria.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MPMS empenha mais de R$ 930 mil para compra de SUVs blindados

No Chácara dos Poderes, erosões tomam conta de estradas e moradores se arriscam

papa francisco

Vander ressalta humilde do Papa Francisco: ‘acolheu minorias e priorizou os mais pobres’

Cassino Online Paramigo: Como Funciona e Quais São os Diferenciais?

Notícias mais lidas agora

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Papa

Arquidiocese da Capital faz homenagem ao Papa Francisco: 'Muito acolhedor'

carlo acutis

Canonização de beato que fez milagre na Capital é suspensa após morte do Papa

papa

Derrame é a provável causa de morte do papa Francisco, diz imprensa italiana

Últimas Notícias

Famosos

Este foi o ‘verdadeiro’ motivo da eliminação de Vitória Strada do BBB 25?

Prometeram e cumpriram? Há uma semana, fãs da atriz Vitória Strada declararam nas redes sociais que eliminariam a sister do BBB 25 só para não serem obrigados a ver novamente o vestido que a gaúcha escolheu para usar na final do programa. Com a eliminação da artista na noite deste domingo (20), a dois dias … Continued

Brasil

Bolsonaro tem boa evolução clínica, mas permanece na UTI sem previsão de alta

Ex-presidente segue em jejum oral, se alimentando via corrente sanguínea

Famosos

Ex-Malhação Renata Sayuri revela ter sido vítima de estupro: ‘Tive um aborto’

Conhecida por Malhação, Renata Sayuri deu detalhes do abuso sexual que sofreu aos 23 anos e justificou a decisão de realizar um aborto

Brasil

Saiba quem são os sete brasileiros que podem participar do Conclave

Processo para eleição de novo Papa deve começar em até 20 dias