A alerta os contribuintes para um novo que está lesando pessoas que tomam empréstimos em instituições financeiras. Segundo o órgão, os golpistas agem enviando pelo Correios uma notificação destinada à vítima, na qual exige o pagamento de uma taxa do Impostos sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos e Valores Mobiliários (IOF) para que seja desbloqueado o valor de empréstimo junto a uma financeira qualquer.

De acordo com a Agência Brasil, a carta enviada é um documento falso na qual alega que o crédito ou financiamento só poderá ser desbloqueado mediante o recolhimento do imposto. A correspondência é atribuída a um auditor-fiscal da Receita Federal e tem dados bancários para depósito e uma assinatura falsificada.

Para evitar que mais pessoas caiam no golpe, a Receita informa que não fornece dados bancários para o recolhimento de impostos federais via depósito ou transferência. “O recolhimento do IOF é feito exclusivamente via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Ademais, a cobrança e o recolhimento do IOF são efetuados pelo responsável tributário, ou seja, pela instituição que conceder o crédito”, informa o órgão, em nota.

Também há sinais que podem ser observados para verificar se tudo não passa de um golpe como, erros de português na correspondência, informações confusas ou incorretas e orientações desencontradas.

Quem for vítima desse golpe podem comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal oi enviar denúncia à Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda, pela internet.

Com informações Agência Brasil