Quatorze partidos perdem direito a recursos do Fundo Partidário e ao horário gratuito
Quatorze partidos não atingiram a cláusula de desempenho nestas eleições e vão perder o direito a receber recursos do Fundo Partidário, bem como participar do horário gratuito. A perda começa valer no próximo ano. A Constituição exige que os partidos atinjam número mínimo de votos, porém, dos 14 partidos, somente 9 conseguiram eleger deputados federais, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quatorze partidos não atingiram a cláusula de desempenho nestas eleições e vão perder o direito a receber recursos do Fundo Partidário, bem como participar do horário gratuito. A perda começa valer no próximo ano.
A Constituição exige que os partidos atinjam número mínimo de votos, porém, dos 14 partidos, somente 9 conseguiram eleger deputados federais, e mesmo assim não alcançaram o valor mínimo de votos em todo território nacional.
Os partidos que perderão direito a participar do horário eleitoral e receber recurso são o PCdoB, partido da candidata à vice-presidente Manuela d’Ávila, Rede, Patri, PHS, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PPL, PRP, PRTB, partido do candidato à vice-presidente general Mourão, PSTU e PTC.
A cláusula de desempenho
A cláusula segue duas regras, com base na votação para Câmara. Para manterem direito a recurso do Fundo Partidário e tempo de propaganda eleitoral na TV e rádio, os partidos precisam eleger 9 deputados em 9 estados da federação, ou 1,5% de votos válidos em 1/3 dos estados.
Contudo, até 2030 a cláusula de desempenho vai aumentar, sendo exigido dos partidos a eleição de, ao menos, 15 deputados federais, em 9 estados do país. Já nas eleições de 2022, o aumento já será perceptível e os partidos precisarão eleger pelo menos 11 deputados.
Eleições 2018
O partido da candidata a vice-presidente, Manuela d’Ávila, PCdoB, elegeu nove deputados nos estados da Bahia, Maranhão, Acre, Amapá, Rio de Janeiro,Pernambuco e São Paulo.
O partido alcançou apenas sete estados da federação, portanto não cumpriu o exigido pela Constituição, que são pelo menos nove estados. Já o PHS elegeu seis, o Patri cinco, o PRP quatro, o PMN três, o PTC dois, enquanto o PPL, a DC e a Rede elegeram apenas um representante cada.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.