PSL apela por mais espaço e interlocução no governo
Na primeira reunião da bancada do PSL com os novos senadores e deputados eleitos, realizada hoje (21) em Brasília, o tom foi de desabafo e apelos por mais espaço e interlocução no futuro governo. Paralelamente, o presidente nacional do partido, deputado Luciano Bivar (PE), foi lançado pelo senador eleito Major Olímpio (PSL-SP), que foi o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na primeira reunião da bancada do PSL com os novos senadores e deputados eleitos, realizada hoje (21) em Brasília, o tom foi de desabafo e apelos por mais espaço e interlocução no futuro governo. Paralelamente, o presidente nacional do partido, deputado Luciano Bivar (PE), foi lançado pelo senador eleito Major Olímpio (PSL-SP), que foi o mais votado de São Paulo, como candidato da legenda à presidência da Câmara.
O presidente eleito Jair Bolsonaro esteve na reunião por pouco mais de 10 minutos. Ele cumprimentou os parlamentares e passou sua visão sobre o encaminhamento das questões do Congresso e a relação entre o Legislativo e o Executivo.
“A governabilidade será pautada por critérios mais republicanos entre o governo federal e o Congresso Nacional”, disse o deputado eleito Marcelo Álvaro Antônio (PSL), o campeão de votos em Minas Gerais.
Ciúme
Durante a reunião, alguns parlamentares queixaram-se do espaço ocupado pelo Democratas (DEM) na equipe do presidente eleito, com a confirmação de três ministérios. Segundo os parlamentares, o futuro presidente disse que os nomes foram escolhidos pela competência, e não pelo partido. “Não sei se ciúme é uma palavra certa na política”, afirmou Major Olímpio, buscando amenizar o mal-estar entre PSL e DEM.
Os deputados e senadores eleitos reclamaram ainda das dificuldades de interlocução com a equipe de transição do governo Bolsonaro. O Major Olímpio contou que a senadora eleita Soraya Thronicke (PSL-MS) “ficou sabendo pela imprensa” que a deputada federal Tereza Cristina (DEM), de seu estado, foi escolhida para o Ministério da Agricultura.
Indicando que pretende lançar-se a líder do PSL, a deputada eleita Joice Hasselmann (SP), afirmou que o partido vai trabalhar também para formar um “blocão” e não ficar na dependência dos parlamentares que integram o chamado “centrão”, base de apoio de Bolsonaro.
Candidatura
Segundo o deputado Marcelo Álvaro Antônio, o PSL está discutindo internamente, e com outros partidos, a disputa pelo comando da Câmara. O atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), trabalha para se manter no cargo por mais dois anos.
“Não tem nada definido, se teremos candidato ou não à presidência da Câmara, no PSL”, disse o parlamentar mineiro. “Ele [Bolsonaro] já sinalizou que prefere dar oportunidade a outro partido”, completou.
Porém, ao final da reunião, Major Olímpio, que conclui mandato de deputado federal, defendeu que o PSL apoie o nome de Bivar na corrida pela presidência da Câmara. “Somos eternamente gratos ao Bivar”, disse. De acordo com Olímpio, o presidente do PSL “mostrou desprendimento ao deixar a presidência [do partido] para acolher a todos nós.”
O nome de Bivar teve ressonância entre os parlamentares eleitos, como o deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS). “A eleição de Luciano Bivar é prioridade da bancada.”
Espaço
Segundo os defensores da candidatura própria do PSL, o partido vai se esforçar aumentar a bancada no Congresso e buscar mais espaço. A sigla elegeu 52 deputados, porém, os próprios parlamentares afirmam que a bancada chegará a 61.
Os cálculos de aumento da bancada se baseiam na janela partidária, que vai favorecer a migração dos parlamentares de siglas que não atingiram a cláusula de desempenho.
“Temos o máximo respeito por outros partidos, mas sabemos que vai ter janela partidária. Nós faremos respeitosamente convite a parlamentares que tenham alinhamento ideológico [com o PSL]”, disse Major Olímpio.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Você também pesquisou isso? Principais buscas do Google escancaram um 2024 peculiar
Que 2024 foi esse? Buscas mais realizadas no Google montam um panorama do interesse coletivo dos brasileiros este ano
Após pedido de cassação, Ministério aponta irregularidades em contas de prefeito eleito em Nova Andradina
Anteriormente, TRE-MS emitiu parecer técnico pela aprovação de contas
ISMAC promove Festival de Judô como parte da programação do Mês Social do Cego
Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos possui uma das principais equipes de judô paralímpico do País, com três atletas na seleção brasileira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.