Procurador da Lava Jato deve evitar post político nas redes, diz CNMP
Decidiu arquivar a reclamação de Lula
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Decidiu arquivar a reclamação de Lula
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) recomendou ao procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, integrante da força-tarefa da Lava Jato, que não use as redes sociais para expressar opiniões e posicionamentos políticos. O pronunciamento ocorreu em reclamação disciplinar ajuizada pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Lula contra o membro do Ministério Público Federal (MPF).
“Especialmente considerando sua condição e visibilidade como integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato, [recomendo] que se abstenha de emitir juízos de valor, por meio de redes sociais e na esfera privada, em relação a políticos, partidos políticos e pessoas investigadas e/ou acusadas pela referida força-tarefa”, registrou, em manifestação, Lucas Danilo Vaz Costa Júnior, promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás e membro auxiliar da Corregedoria Nacional.
Apesar de emitir a recomendação, o Conselho decidiu arquivar a reclamação de Lula contra textos publicados pelo procurador no Facebook. Segundo o CNMP, os posts não apresentam conteúdo ofensivo. “Trata-se de exercício legítimo e constitucional da manifestação do pensamento, sem o condão de atacar, de forma dirigida e pessoal, o reclamante [Lula]”, ponderou.
Lula ajuizou a reclamação alegando que o procurador teria descumprido deveres funcionais, culminando, consequentemente, com a quebra de decoro e violação à honra e imagem do ex-presidente. As alegações são fruto de duas publicações feitas na página pessoal de Carlos Fernando, na rede social Facebook.
Em um dos posts, datado de 30 de junho, o procurador afirma que a “organização criminosa dentro do Partido Progressista era subordinada à outra maior, dentro do governo do PT, cujo ápice estava o ex-presidente Lula”. Em outra, de 28 de junho, diz que “Temer foi leviano, inconsequente e calunioso ao insinuar recebimento de valores por parte do PGR”. “Já vi muitas vezes a tática de ‘acusar o acusador’. Lula faz isso direto conosco”, registrou.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.