Uma soldado do 19º BPM (Batalhão da ), de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi expulsa da corporação porque participava de competições esportivas estando licenciada para tratamento ortopédico.

De acordo com o jornal O Globo, que denunciou o caso, a publicou fotos em seu perfil no Facebook em janeiro deste ano correndo maratonas, mesmo licenciada apenas para trabalhos internos.

Na postagem, segundo o jornal, a policial aparece com roupas de corrida com a legenda “Põe mais 42km de bike. Cansada? Claro que não”.

A investigação do caso analisou publicações da servidora em eventos de corrida e ciclismo em 2017 e 2018, período em que também estava licenciada das atividades de rua.

Em sua defesa a policial afirmou que “desde que entrou para a PM, trabalhou na atividade fim por longos períodos em pé nas unidades em que passou, desenvolvendo um quadro maior de dor em seu joelho, fazendo-a buscar auxílio médico”. Ela também disse que não efetivamente correu.

“Não correu, só caminhou com passadas largas” relatou a PM durante a investigação.

A expulsão da policial foi publicada no boletim interno desta terça-feira (04), de acordo com o comandante-geral da PM, coronel Luiz Claudio Laviano, a policial foi expulsa pois utilizava “o afastamento funcional” para assegurar “uma intensa rotina de treinamentos físicos e participações em competições esportivas”.