O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, segue à frente na corrida presidencial, agora com 40% dos votos válidos, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, véspera do primeiro turno da eleição, que também aponta o candidato do PT, Fernando Haddad, com 25%.

Na última pesquisa do instituto, divulgada na quinta-feira, Bolsonaro tinha 39% dos votos válidos, contra 25% de Haddad.

O critério de votos válidos exclui os brancos e nulos e é usado pela Justiça Eleitoral para a contabilização oficial dos votos. Para vencer a eleição já no domingo e evitar um segundo turno um candidato precisa obter metade mais um dos votos válidos.

Pelos votos totais, Bolsonaro tem agora 36%, ante 35% na pesquisa de quinta, enquanto Haddad soma os mesmos 22% da pesquisa anterior.

Ciro Gomes (PDT) soma agora 13%, ante 11%, e Geraldo Alckmin (PSDB) aparece com 7%, ante 8% na sondagem anterior.

2º turno

De acordo com o Datafolha, em um segundo turno entre Bolsonaro e Haddad, o ex-capitão do Exército teria 45%, contra 43% do petista, resultado que deixa ambos empatados dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais. Na pesquisa de quinta-feira, Bolsonaro ficaria com 44% e Haddad, com 43%.

O Datafolha ouviu 19.552 pessoas entre sexta-feira e este sábado.