Paraguai lidera pedidos de extradição feitos pelo governo brasileiro
País vizinho é destino de facções ligadas ao tráfico de drogas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
País vizinho é destino de facções ligadas ao tráfico de drogas
O número de pedidos de extradição feitos pelo governo brasileiro atingiu, em 2017, o seu maior nível desde 2010, quando os dados começaram a ser coletados. Neste recorde, o Paraguai surgiu como o principal destino dos pedidos feitos pelas autoridades brasileiras. O Brasil pediu a extradição de 18 pessoas que, acredita-se, estejam foragidas no país que faz fronteira com Mato Grosso do Sul.
As informações são portal UOL, com dados obtidos do Ministério da Justiça por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação). Especialistas afirmam que o aumento no número de pedidos de extradição pode ter relação com a expansão das facções criminosas brasileiras em direção a países como o Paraguai.
Extradição é o processo jurídico pelo qual um país solicita a outro que uma pessoa seja enviada ao país onde ela tenha sido condenada ou responda a investigações. No Brasil, todos os pedidos de extradição feitos ou recebidos pelo País precisam passar pela avaliação do DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional), do Ministério da Justiça.
No ano passado, o governo federal pediu a extradição de 111 criminosos, um crescimento de 29% em relação a 2016, quando o governo pediu a extradição de 86 pessoas, a maioria da Argentina.
Para o promotor de Justiça do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) Lincoln Gakiya, um dos maiores especialistas em tráfico de drogas do País, o aumento do número de pedidos de extradição destinados ao Paraguai pode ter relação com a expansão das atividades de facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas em direção ao país vizinho. Entre elas, a principal seria o PCC (Primeiro Comando da Capital).
“No caso do PCC, que se expandiu para o Paraguai, faz todo sentido que tenha ocorrido esse aumento em relação aos pedidos para lá. Hoje, o Paraguai é a principal base do PCC fora do Brasil”, disse Gakiya ao UOL.
De acordo com o Ministério da Justiça, o tráfico de drogas é o principal crime por trás dos pedidos de extradição feitos pelo Brasil ao Paraguai. Dos 33 pedidos feitos pelo Brasil ao país vizinho entre 2016 e 2017, 10 estavam relacionados a esse tipo de crime.
O país é o principal produtor de maconha da América do Sul e é um importante corredor de escoamento da cocaína produzida na Bolívia com destino ao Brasil e a países europeus.
(Foto: Jarvis Chimenez Pavão, é acompanhado por forças de segurança enquanto é extraditado para o Brasil para enfrentar acusações por tráfico de cocaína, armas e lavagem de dinheiro, em Luque, no Paraguai – 28/12/2017 (Jorge Adorno/Reuters)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.