Por Raira Rembi

Em outubro as eleições terão pelo menos 53 candidaturas de pessoas trans. Esse número é dez vezes maior que em 2014. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) serão 5 candidatos a cargos eletivos.

A Justiça Eleitoral ainda está julgando as candidaturas por isso esse número pode sofrer alterações. Das candidaturas, uma concorre ao Senado, 17 candidatas a deputada federal, 33 a deputadas estaduais e 2 a deputadas distritais.

São 20 candidatas do PSOL que é o partido com maior número de candidaturas trans, seguido do PT (5) e do PCdoB (5). PSB traz quatro representantes para a disputa eleitoral e PMB (3). PSDB, Rede, MDB e PCB têm duas candidaturas cada. Já o PDT, DEM, Avante, PPS, PP, PTB, PSD e PHS contam com uma candidata trans cada.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em março, o uso do na urna para candidatos transgêneros e registrou 28 candidaturas com o nome de escolha. A Antra inclui candidaturas de pessoas trans que já retificaram o nome em cartório, como aquelas que registraram o nome.

Eleitores

O TSE contabilizou 6.280 eleitores com o nome de escolha impresso no título. Em São Paulo foram feitos 1.805 pedidos. Já em Minas Gerais 647 no Rio de Janeiro 426. No exterior, cinco eleitores brasileiros optaram por usar o nome social.

(Fonte Agência Brasil)