Segundo vazamento apenas este mês na zona da mata de Minas

Nessa quinta-feira (29), o mineroduto da empresa Anglo American registrou mais um vazamento de polpa de minério em Santo Antônio do Grama, na Região da Zona da Mata de Minas.

É a segundo vazamento da empresa na mesma região apenas no mês de março.

No último dia 12 de março a tubulação se rompeu na cidade e despejou em 25 minutos cerca de 300 toneladas de polpa de minério no , os rios Santo Antônio e Rio Casca foram afetados.

Através de nota à imprensa a empresa informou que o vazamento de polpa de minério durou aproximadamente cinco minutos e já foi estancado. Não houve feridos e ass operações da empresa estão paralisadas.

A empresa ainda informou que “O abastecimento de água em Santo Antônio do Grama não foi impactado, uma vez que agora a captação é feita pelo rio Salgado. As autoridades e órgãos competentes foram avisados imediatamente após identificado o vazamento. A empresa está mobilizando todos os esforços para ação imediata de resposta ao incidente e, tão logo tenha mais informações, divulgará à sociedade”.

A polpa de minério de ferro é composta de 70% de minério de ferro e 30% de água, sendo classificada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), como resíduo não perigoso. 

 

Imagem – MPMG/Divulgação