Pular para o conteúdo
Brasil

Ministro Barroso será relator de registro de candidatura de Lula no TSE

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, que também integra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), será o relator do processo de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corte eleitoral. Barroso foi sorteado para relatar o processo na noite desta quarta-feira (15), horas depois que o PT pediu […]
Arquivo -

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, que também integra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), será o relator do processo de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio da Silva na corte eleitoral.

Barroso foi sorteado para relatar o processo na noite desta quarta-feira (15), horas depois que o PT pediu ao TSE o registro da candidatura do ex-presidente, que está preso em Curitiba.

Caberá a Barroso levar o caso ao plenário do tribunal –pelo calendário estabelecido, até o dia 17 de setembro, prazo final para que os partidos substituam seus candidatos a tempo de os novos nomes entrarem na urna.

O ministro é tido como “linha-dura” e é próximo da nova presidente do TSE, a ministra Rosa Weber, que assumiu o cargo na terça-feira (14). No Supremo, em abril, Barroso foi um dos que votaram por negar habeas corpus a Lula.

Ele também é um entusiasta da Lei da Ficha Limpa, que entrou em vigor em 2010 e que, potencialmente, impede Lula de concorrer porque ele foi condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato.

“Eu acho que a lei [Ficha Limpa] é boa, acho que a lei é importante e acho que a lei é sóbria. Acho que é uma lei que atende a algumas demandas importantes da sociedade brasileira por valores como decência política e moralidade administrativa”, declarou no passado.

O registro de candidatura de Lula pode ser impugnado (contestado) pelo Ministério Público Eleitoral ou por adversários (candidatos, partidos ou coligações) num prazo de até cinco dias contados a partir da publicação, pelo TSE, de um edital com os nomes dos postulantes.

Os adversários de Lula foram rápidos. Minutos após a comitiva petista deixar o TSE, o ativista Kim Kataguiri, do MBL, e o ator Alexandre Frota (PSL), contestaram a candidatura sob o argumento de que Lula é ficha-suja.

As ações de impugnação, segundo o TSE, foram distribuídas para o ministro Admar Gonzaga relatar, pois ele já havia relatado pedidos semelhantes sobre Lula (que foram negados porque o ex-presidente ainda não tinha pedido seu registro de candidatura).

Por ora, as ações de impugnação correm paralelamente ao processo de registro de candidatura (sob a relatoria de Barroso). A corte deverá analisar se todos os processos serão juntados.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Foguete da SpaceX explode durante teste no Texas; empresa diz que não há feridos

Filho de Eliza Samudio é convocado para Seleção Brasileira sub-15

‘Wi-Fi’: operação fiscaliza pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica em Campo Grande

De graça, Semana do Yoga promove diversas atividades a partir deste sábado

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

secretários israel

Secretários de MS embarcam nesta quinta-feira da Jordânia em voo de volta ao Brasil

Após CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul

Idosa é socorrida com fratura na perna após carro bater contra árvore na BR-262

Últimas Notícias

Trânsito

Um morre e dois ficam feridos em acidente com caminhonete na BR-463

O acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira

Cotidiano

Azul confirma suspensão de voos na Piracema e operações em Corumbá só retornam em 2026

Segundo a companhia, a mudança nos voos "faz parte de um processo normal e programado de ajuste de mercado"

Polícia

Vigilante saiu mais cedo do serviço e usou arma funcional para tentar matar a esposa em MS

A mulher foi socorrida com vida em estado grave

Cotidiano

Feriado em dia útil só no fim do ano? Confira se MS terá mais folgas até dezembro

Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro (quarta-feira), é o próximo feriado em dia útil e depois só o Natal