Lula continua preso, determina presidente do Tribunal da Lava Jato
Decisão do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Thompson Flores
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ex presidente Luis Inácio Lula da Silvai vai continuar preso! A decisão, definitiva por enquanto, é do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Thompson Flores, e veio veio após verdadeira briga de decisões judiciais. O desembargador concordou com a decisão do relator da Lava Jato João Pedro Gebran Neto que suspendeu ordem de habeas corpus que havia sido dada momentos antes pelo plantonista da Corte, desembargador Rogério Favreto.
Mesmo depois de o relator da Lava Jato no TRF-4, João Pedro Gebran Neto, desautorizar a libertação do ex-presidente, o desembargador Rogério Favreto, plantonista na Corte, insistiu no habeas do petista, às 16h04 deste domingo.
Na última decisão ele ordenava que Lula deixasse a sede da PF onde está preso no prazo de uma hora. Ele afirmou que não foi induzido a erro e que “deliberou sobre fatos novos relativos à execução da pena”, e que entende haver violação ao direito constitucional de liberdade de expressão.
O desembargador que o primeiro despacho fosse reconsiderado conforme solicitou a Procuradoria da República da 4ª Região. E ainda voltou a alertar que ‘eventuais descumprimentos importarão em desobediência de ordem judicial, nos termos legais’.
Neste domingo, o desembargador plantonista mandou soltar Lula acolhendo pedido de habeas corpus. Após a decisão, Moro afirmou que o desembargador é ‘absolutamente incompetente’ para contrariar decisões colegiadas do Supremo e do TRF-4. Em novo despacho, Favreto insistiu em sua decisão. Instado a se manifestar, o relator natural do caso, João Pedro Gebran Neto, havia suspendido a soltura de Lula. Desta vez é o presidente da Corte que decidiu manter Lula preso.
Favreto foi filiado ao PT de 1991 a 2010 e procurador da prefeitura de Porto Alegre na gestão Tarso Genro nos anos 1990. Depois, foi assessor da Casa Civil no governo Lula e do Ministério da Justiça quando Tarso era ministro, também no governo daquele a quem concedeu soltura.
*Com Estadão Conteúdo
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Carreta tomba em pista molhada e espalha carga de serragem na na BR-163
Acidente aconteceu na manhã deste sábado (14), em Rio Brilhante
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.