Pular para o conteúdo
Brasil

Justiça determina limitação da quantidade de presos em presídio de Goiás

Palco de duas rebeliões
Arquivo -

Palco de duas rebeliões

A Justiça Federal em Goiás emitiu mandado de intimação hoje (6) determinando a limitação da quantidade de presos e a realização de obras de adequação na Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. A medida atendeu a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Goiás (OAB-GO). O presídio foi o palco de duas rebeliões nessa semana, uma no dia 1 e outra no dia 4.Justiça determina limitação da quantidade de presos em presídio de Goiás

O primeiro motim terminou com nove mortos e 14 feridos. Além desses, 99 detentos fugiram e 153 tiveram de ser transferidos para outras unidades. O segundo foi controlado pelas forças de segurança e terminou sem vítimas.

Na Ação Civil Pública, a OAB-GO solicitou a interdição da unidade “face às graves violações de direitos humanos tanto dos internos quanto dos servidores e segurança da população em geral”. Caso não fosse atendida essa reivindicação, pleiteou a adequação dos detentos para até 400 pessoas (a capacidade da unidade) e a interdição de locais avariados até a manutenção dessas edificações. Segundo a entidade, no momento da havia mais do que o dobro dessa capacidade.

O juiz federal Leão Aparecido Alves decidiu pela limitação da população carcerária dentro do número proposto em um prazo de 10 dias; a transferência de detentos mais perigosos ao Sistema Penitenciário Federal; a promoção de mutirão para avaliar situações de progressão de pena e regime condicional e a realização de obras em até seis meses para garantir condições adequadas ao presídio. O descumprimento das determinações implica o pagamento de multa diária de R$ 50 mil.

Para o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, apesar da decisão não garantir a interdição total, ataca o principal problema da unidade, a superlotação. “O que tem desencadeado os problemas é o excesso de presos”, argumenta. Outro ponto positivo destacado pelo advogado, é o deslocamento de detentos mais perigosos. “Isso contribui para desarticular a unidade do crime do complexo”, acrescenta Paiva.

Cármen Lúcia

Nesta segunda-feira (8) a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, vai a Goiânia para discutir com autoridades soluções para a crise do sistema penitenciário do estado. Uma reunião está marcada entre a ministra, o governo do estado, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a OAB-GO.

“O governo estadual precisa apresentar à sociedade um plano de urgência para resolver a situação do sistema carcerário”, defende Lúcio Flávio de Paiva, que deverá participar do encontro.

Diretora afastada

Na sexta-feira (5), a Diretoria de Administração Penitenciária de Goiás DGAP afastou a diretora da Colônia Agroindustrial, Edleidy Pereira dos Santos Rodrigues, após a circulação de um vídeo com detentos usando drogas na unidade.

Segurança de detentos

A Defensoria Pública de Goiás também entrou com pedido, mas na Justiça estadual, solicitando a permanência em casa dos detentos que saíram da Colônia Agroindustrial e deveriam se apresentar. “É preciso garantir a integridade física tanto de quem está na colônia quanto daqueles que saíram e deveriam retornar”, diz Salomão Rodrigues, titular da Segunda Defensoria Pública Especializada em Execução Penal. O processo ainda aguarda decisão do Tribunal de Justiça de Goiás.

Na avaliação da Defensoria, seria necessário dotar as varas de execução penal de mais estrutura para agilizar a análise de medidas que diminuiriam a superlotação do sistema penitenciário do estado, como progressões, cálculos de pena e livramento condicional.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cocaína com etiqueta de grife famosa é apreendida e três são presos em Campo Grande

lázaro negro dificuldades negro

Vaquinha alcança meta e primeiro candidato negro ao governo de MS sai da prisão

Adolescente perde o controle de motocicleta, colide contra árvore e morre em hospital em MS

Prefeita Adriane Lopes

Asfalto para bairros com cascalhamento será prioridade de Adriane em 2025

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro que matou vizinho de porteira a tiros se entrega à polícia em MS

Prefeitura pede na Justiça prazo maior para analisar perícia do Consórcio Guaicurus

Prefeita Adriane Lopes

Asfalto para bairros com cascalhamento será prioridade de Adriane em 2025

Padre convida fiéis para arraiá 'até não sei que horas' em Campo Grande

Padre convida para arraiá ‘até não sei que horas’ em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

“Mais afetados são os que bancaram as manifestações nos quartéis”, diz Zeca sobre taxação americana

A medida imposta pelo presidente Donald Trump foi classificada pelo parlamentar como inconsequente, irresponsável e maldosa

Economia

Refis deve arrecadar até R$ 30 milhões, estima prefeitura de Campo Grande

Portanto, o prazo para renegociar dívidas termina nesta sexta-feira

Emprego e Concurso

Empresa de engenharia oferta diversas vagas na área de construção civil em MS; confira

As vagas incluem ajudante geral de obras, carpinteiro, pedreiro e armador

Polícia

Fazendeiro alegou legítima defesa para assassinato de Volnei de 2 horas depois de depoimento é liberado

Volnei foi morto com um tiro no peito e teve o corpo ‘desovado’ em frente a sede de sua fazenda