Prisão em flagrante foi convertida para preventiva

juíza Daniela Schirato decidiu manter preso o guianense Gordon Fowler, de 42 anos, detido suspeito de incendiar casas de e ferir cinco pessoas. A decisão foi tomada durante de custódia na manhã deste domingo (11) no Fórum Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de (TJRR) em Boa Vista.

Na audiência, a detenção em flagrante foi convertida para preventiva. “[…] entendo que uma vez solto, o flagranteado coloca em risco a ordem pública”, considerou a juíza na sentença.

Após a decisão, o suspeito, que é conhecido como ‘Jamaica’, foi conduzido à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na zona Rural da cidade, onde deve permanecer à disposição da Justiça.

O guianense, que é andarilho, foi preso por volta das 21h deste sábado (10) em uma casa abandonada no bairro Mecejana, zona Oeste da cidade, mesmo onde ficam residências atacadas.

Em depoimento à Polícia Civil depois da prisão, ele contou que não se arrepende do que fez, mas que não tinha a intenção de ferir as duas mulheres e a , mas apenas homens venezuelanos. O delegado do caso, Cristiano Camapum, acredita que o suspeito iria fazer novos ataques.

“Ele disse que não estava arrependido, mas que não queria ter ferido mulheres e crianças, só homens. […] Se ele continuasse solto, iria cometer outros ataques, talvez até mesmo durante essa madrugada”, afirmou Camapum, titular da Delegacia Geral de Homicídios (DGH) que investiga o caso.

De acordo com o delegado, o suspeito, que agiu sozinho, admitiu também que foi motivado por raiva contra os imigrantes. Ele disse que teve uma bicicleta roubada e que foi agredido por venezuelanos. Ele mora em Roraima há dois anos.

“Ele criou uma aversão geral aos venezuelanos. Na cabeça dele podemos falar que de certa forma os atos tiveram, sim, traços de xenofobia”.

Na casa abandonada onde ele foi preso, a polícia achou garrafas com álcool, vestígios de gasolina, isqueiro e também uma placa de incêndio. Ela estava afixada na porta do cômodo em que ele dormia. A polícia chegou até o endereço por meio de investigações.