Jornalista, professor e escritor, morre Alberto Dines aos 86 anos

Fundador do Observatório da Imprensa faleceu em São Paulo na manhã dessa terça-feira (22)
| 22/05/2018
- 13:59
Jornalista, professor e escritor, morre Alberto Dines aos 86 anos

O jornalista Alberto Dines, morreu aos 86 anos, na manhã dessa terça-feira (22), em São Paulo.

O fundador do Observatório da Imprensa faleceu no Hospital Albert Einstein, zona sul da capital paulista.

“É com profunda tristeza que a equipe do Observatório da Imprensa comunica o falecimento de seu fundador, Alberto Dines (1932-2018), na manhã de hoje no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Estamos preparando uma edição especial sobre o legado do Mestre Dines a ser publicada em breve”, afirma o instituto em sua página no Facebook.

Dines iniciou sua carreira em 1952, na revista A Cena Muda, como crítico de cinema. No ano seguinte passou a trabalhar na extinta revista Visão, onde cobria cinema, teatro e artes. Ainda em 1953, Dines passou a trabalhar com política, cobrindo a campanha de Jânio Quadros para prefeitura de São Paulo.

Em 1957 o jornalista deixa a revista Visão e torna-se secretário de redação na revista Manchete, onde permaneceu até 1959. Ainda em 1959 ele assume a direção do jornal Última Hora, onde permaneceu até 1960 quando passa a dirigir o jornal Diário da Noite, de Assis Chateaubriand.

Em 1962 Dines torna-se editor-chefe do Jornal do Brasil, onde permaneceu por doze anos e reestruturou a reformulação do jornal que o levou a se consolidar como referência na imprensa brasileira.

Em 1994, Alberto funda o Observatório da Imprensa, um periódico de crítica e debate da mídia brasileira, existente até hoje.

 

 

Veja também

Pesquisa faz mapeamento genético de 100 crianças com apraxia da fala

Últimas notícias