A Acadêmicos do Tatuapé foi bicampeã do carnaval de São Paulo.

As escolas de samba Independente Tricolor e Unidos do Peruche foram rebaixadas para o Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo depois de ficarem em último e penúltimo lugares, respectivamente, na apuração das notas do Grupo Especial. Coincidentemente, foram as duas primeiras escolas a se apresentar na primeira noite de desfiles, na sexta-feira (9). A Acadêmicos do Tatuapé foi bicampeã do carnaval de São Paulo.

Pesou para a Independente a perda de 1,2 ponto de penalização por ter utilizado uma empilhadeira para puxar um dos carros alegóricos durante o desfile. A escola de samba oriunda de uma torcida do São Paulo Futebol Clube participou pela primeira vez do Grupo Especial.

A Independente abriu o carnaval contando a história dos filmes de terror. O carro abre-alas da escola, que fez uma homenagem ao cineasta Zé do Caixão, teve o eixo quebrado e precisou ser rebocado durante todo o desfile, o que fez a Independente perder 1,2 ponto, segundo a Liga.

A ex-dançarina do É o Tchan Sheila Mello, que pela primeira vez foi madrinha de bateria, passou um sufoco e precisou de ajuda para remendar a costura de sua fantasia, que estourou no início do desfile.

A escola desfilou sem sua rainha de bateria. Helena Soares viu o desfile do leito de um hospital de São Paulo após ser internada com um problema no coração.