Guardia: resultado do PIB indica recuperação consistente da economia
O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, avalia que o crescimento da economia no terceiro trimestre está “em linha” com o estimado pelo governo para o ano e indica recuperação gradual e consistente da atividade econômica. A afirmação foi feita hoje (30) em Buenos Aires, onde Guardia acompanha o presidente da República, Michel Temer, nas reuniões do G20 (que reúne as […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, avalia que o crescimento da economia no terceiro trimestre está “em linha” com o estimado pelo governo para o ano e indica recuperação gradual e consistente da atividade econômica. A afirmação foi feita hoje (30) em Buenos Aires, onde Guardia acompanha o presidente da República, Michel Temer, nas reuniões do G20 (que reúne as maiores economias mundiais).
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país – cresceu 0,8% na passagem do segundo para o terceiro trimestre de 2018, na série com ajuste sazonal. Em relação ao terceiro trimestre de 2017, o crescimento foi de 1,3%.
O ministro lembrou que a estimativa do governo para o crescimento do PIB, este ano, é 1,4%, e o crescimento de 0,8% no terceiro trimestre está “em linha” com o esperado. Para ele, o resultado do PIB “demonstra uma recuperação gradual e constante da economia brasileira”.
Segundo Guardia, entretanto, é preciso ter cautela com o resultado porque o segundo trimestre foi afetado pela greve dos caminhoneiros. Mesmo assim, ele destacou a recuperação tanto da oferta quanto da demanda e citou a reação da indústria, do consumo das famílias e a recuperação dos investimentos. “Tudo indica uma recuperação consistente e gradual da economia brasileira”, disse.
O ministro acrescentou que a economia só não cresceu mais no terceiro trimestre devido ao efeito da paralisação da Refinaria de Paulínia, que responde por 16% do refino no país, e da volatilidade no mercado financeiro com o período eleitoral.
Para Eduardo Guardia, o país pode acelerar o crescimento com a continuidade das reformas da economia. Ele citou que os investimentos não cresceram mais porque a construção civil “não reagiu como o restante da economia”. Por isso, na avaliação de Guardia, é importante continuar com ajustes, a exemplo do projeto de lei que fixa direitos e deveres das partes nos casos de rescisão de contratos de aquisição de imóveis em regime de incorporação imobiliária ou loteamento. A medida está em tramitação no Congresso Nacional.
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Festival Arte e Cultura começa nesta sexta-feira, em Campo Grande
Festival acontece todo ano e visa estimular o contato dos participantes com atividades culturais e artísticas
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Em poucos minutos, chuva intensa provoca alagamentos em bairros de Campo Grande
Ruas e casas ficaram alagadas na Capital
Adolescente é apreendido e confessa que assassinou ex-superintendente da Cultura em Campo Grande
Segundo a polícia, o suspeito deu voltas com o comparsa e gastou o cartão de crédito da vítima em conveniências
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.