O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no município de Aparecida (SP), recebe hoje (12), feriado dedicado à santa, milhares de romeiros e fiéis. Com o tema Em Jesus, com Maria, Restauramos a Vida, este ano, a Basílica comemora 40 anos da restauração da imagem da padroeira, após ter se quebrado num atentado em 1978.

Segundo o reitor do Santuário, padre João Batista, o Brasil precisa também de oração por causa das eleições presidenciais. Este ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tenta impulsionar a liderança dos cristãos leigos na comunidade. “É um momento para a gente rezar pela nossa Igreja, sobretudo aqui no Brasil e na América Latina, para que possa ser restaurada e reestruturada a partir da missão do leigo”, disse o padre.

Programação

Para hoje, está prevista a Procissão Solene, que leva a imagem de Nossa Senhora Aparecida para próximo do povo, percorrendo as ruas da cidade. A trajeto começa na Basílica Velha, centro, às 15h30, e segue até o Santuário Nacional, onde ocorre a missa de encerramento das festividades às 16h30.

Uma novidade dessa procissão é que a imagem não será mais levada em “carros andores”, mas em “andores de braços”, em que os próprios devotos têm a oportunidade de carregar a santa, em linha com o objetivo da CNBB de enaltecer o leigo. “Nas procissões de padroeiros Brasil afora, geralmente as pessoas carregam os andores e gostam disso. Claro que nem todos que estarão no Santuário vão conseguir carregar esse andor, mas alguns representantes poderão fazer isso”, disse o padre.

Durante o dia de festa, cantores mirins cantam, a partir das 18h, ao lado do sertanejo Daniel e da orquestra do Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional (PEMSA), em comemoração ao Dia da Criança. Entre os artistas confirmados estão Giulia Soncini, , Yasmin Giacomini, Guilherme Martinez, Fabiana Moneró, Léo Cidade, Neto Junqueira e a atração internacional The Melisizwe Brothers. Um show pirotécnico encerra a celebração.

Obras do tricentenário

As obras de acabamento feitas no Santuário Nacional em 2016 e 2017, em vista da comemoração, ano passado, dos 300 anos da aparição da imagem, serão retomadas em 2019. “Temos muita coisa para frente ainda, como o revestimento das capelas de passagem, a concepção artística para as Capelas São José e Capela do Santíssimo para, em seguida, fazer o revestimento, finalizar o teto das naves, o revestimento da parte externa da Basílica, entre outras obras necessárias.”

A festa do tricentenário em 2017 recebeu 200 mil visitantes. No feriado de 2016, que caiu em uma terça-feira, foram recebidos 150 mil fiéis.