Fake news: Dipirona importada da Venezuela com vírus mortal

Um falso alerta viralizou nas redes sociais e no WhatsApp nos últimos dias. A mensagem afirma que o medicamento Dipirona passou a ser importado da Venezuela e estaria infectado por um vírus mortal, o ‘Marburg’. A informação é falsa e foi desmentida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por meio de nota oficial. “A […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um falso alerta viralizou nas redes sociais e no WhatsApp nos últimos dias. A mensagem afirma que o medicamento Dipirona passou a ser importado da Venezuela e estaria infectado por um vírus mortal, o ‘Marburg’.

Fake news: Dipirona importada da Venezuela com vírus mortal
Imagem:Reprodução/Portal Ministério da Saúde

A informação é falsa e foi desmentida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por meio de nota oficial.

“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que a notícia que está circulando nas redes sociais sobre a dipirona importada da Venezuela conter o vírus “Marbug” é falsa. Por favor, não compartilhe esta informação”, afirmou a Agência em nota.

Combate a Fake News

O Ministério da Saúde disponibilizou um número de WhatsApp para checar informações possivelmente falsas relacionadas à área da saúde.

O número não é um local para tirar dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640

 

Conteúdos relacionados

lula