Carne de peixe contaminada provoca doença rara em casal

A advogada Karyne Castro, de 39 anos, e o marido Handerson Castro, de 38 anos, foram internados na unidade semi-intensiva do Hospital Albert Einsten, em São Paulo, após comerem uma posta do peixe conhecido como araibaiana ou olho de boi. De acordo com a Folha de S. Paulo, o casal foi diagnosticado com a síndrome […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A advogada Karyne Castro, de 39 anos, e o marido Handerson Castro, de 38 anos, foram internados na unidade semi-intensiva do Hospital Albert Einsten, em São Paulo, após comerem uma posta do peixe conhecido como araibaiana ou olho de boi.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o casal foi diagnosticado com a síndrome de Haff, uma doença conhecida como a ‘doença do xixi preto’, ela provoca o escurecimento da urina e dores intensas em todo corpo.

O casal foi infectado por uma toxina presente na carne de peixes e crustáceos contaminados, eles trouxeram a posta do peixe de Fortaleza, no Ceará, e poucas horas depois do consumo já começaram a sentir fortes dores pelo corpo. A dor passou depois de alguns dias, então eles não ligaram a dor ao peixe.

Poucos dias depois, eles comeram novamente o mesmo tipo de peixe, desta vez comprado em São Paulo, e poucas horas depois estavam internados com fortes dores no corpo.

A ‘doença do xixi preto’ é uma síndrome rara, e pode causar a destruição dos músculos, as proteínas do músculo destruído são carregadas na corrente sanguínea, o que pode comprometer o funcionamento dos rins e causar até falência renal.

O casal foi contaminado em agosto, e apesar de ter tido alta, segue em recuperação e faz acompanhamento semanal para monitorar a o funcionamento renal.

Conteúdos relacionados

lula