Pular para o conteúdo
Brasil

Câmara dos Deputados comemora 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorado no dia 18 de junho, a Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (21), sessão solene requerida pelos deputados Keiko Ota (PSB-SP), Luiz Nishimori (PR-PR), Vanderlei Macris (PSDB-SP) e Takayama (PSC-PR). Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), […]
Arquivo -

Em homenagem aos 110 anos da japonesa no , comemorado no dia 18 de junho, a Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (21), sessão solene requerida pelos deputados Keiko Ota (PSB-SP), Luiz Nishimori (PR-PR), Vanderlei Macris (PSDB-SP) e Takayama (PSC-PR).

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a Casa realizou a homenagem movida pelos sentimentos de admiração e gratidão. “Por aqueles bravos 781 imigrantes, que, em circunstâncias difíceis, traziam a vontade de trabalhar e a habilidade ancestral no manejo agrícola”, ressaltou.

Maia também falou sobre as dificuldades que os primeiros imigrantes enfrentaram ao chegar ao Brasil. “Eles traziam também a esperança de vencer ainda que nada os favorecesse”.

A deputada Keiko Ota, presidente do grupo parlamentar Brasil-Japão, relembrou o início da imigração japonesa no Brasil. “Começamos uma saga no início do século 20, no ano de 1908, um legado humano representado por centenas de famílias que formaram raízes No Brasil. São 110 anos de imigração, repletos de sonhos e esperanças, de comprometimento, dedicação, de suor e lágrimas. E de preconceito, mas também de libertação”, declarou.

O deputado Vanderlei Macris considera que a sociedade brasileira se tornou melhor depois da chegada dos japoneses. “De lá para cá, aquele grupo que chegou no Kasato Maru e atracou no porto de Santos se adequou também aos nossos costumes apesar de toda dificuldade e foram importantes para que a gente tivesse o entrosamento cultural e educacional entre os nossos países”, afirmou.

Agricultura

O deputado Takayama destacou a importância da imigração japonesa para o desenvolvimento da agricultura brasileira. “Foi o que levou o governo brasileiro a estabelecer essa relação diplomática com o governo japonês, a fim de negociar a vinda de trabalhadores para essa área da agricultura e que acabou resolvendo o problema dos dois países”.

Imigração

No dia 28 de abril de 1908, o navio Kasato Maru partiu de Kobe levando os primeiros imigrantes japoneses no Brasil. A bordo estavam 781 pessoas. A chegada no Brasil aconteceu no dia 18 de junho do mesmo ano no porto de Santos (SP). Os japoneses vieram, principalmente, para trabalhar em lavouras de café.

AgênciaCâmara

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atrás de ovos de Páscoa, consumidores vão a lojas especializadas e mercados neste domingo

Hugo Calderano vence chinês nº 1 e leva título inédito na Copa do Mundo do tênis de mesa

Quase um ano após pedido de ajuda com faixa, moradores seguem inseguros na Nhanhá

Feira Bosque da Paz

Feira do Bosque da Paz terá programação especial com missa

Notícias mais lidas agora

Restaurada há 4 meses, alagamento danificou estrutura da BR-267

Missa Páscoa 2022

Confira a programação: Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição do Senhor

jardim

Jardim decreta situação de emergência após estragos causados pelas chuvas 

Homem é assassinado dentro de casa por pistoleiros que fogem na fronteira

Últimas Notícias

Cotidiano

Mais de mil pessoas vivem em situação de rua em Campo Grande, mostra estudo

Capital também registrou 391 casos de violência contra essas pessoas no período entre 2020 e 2024

Política

Multas de trânsito, ave símbolo e carreira no MPMS: confira PLs aprovados na Alems na Semana Santa

Deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram sete projetos nas sessões ordinárias de terça (15) e quarta-feira (16)

Brasil

Bolsonaro completa uma semana internado após cirurgia de 12 horas; não há previsão de alta

Ele permanece em jejum oral, ou seja, sem se alimentar pela boca, e tem intensificado a fisioterapia motora e as medidas de reabilitação

Mundo

Zelenski diz que Rússia tenta criar ‘impressão de cessar-fogo’ enquanto ataques continuam

Zelenski afirmou que a Rússia deve cumprir integralmente as condições do cessar-fogo