Brasileiros são os que mais acreditam em fake news, aponta pesquisa

A pesquisa Ipsos, realizada em 27 países ao redor do mundo aponta que os brasileiros são os que mais acreditam em fake news, 62% dos entrevistados afirmam que já acreditaram em uma notícia falsa. Outro dado que chama atenção na análise é o índice de brasileiros que afirma conseguir distinguir uma notícia real de uma […]

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Imagem:Ilustrativa/Reprodução/Pixabay
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A pesquisa Ipsos, realizada em 27 países ao redor do mundo aponta que os brasileiros são os que mais acreditam em fake news, 62% dos entrevistados afirmam que já acreditaram em uma notícia falsa.

Outro dado que chama atenção na análise é o índice de brasileiros que afirma conseguir distinguir uma notícia real de uma falsa, 68% dos entrevistados diz que consegue fazer isso. Um dado que contrasta com o número de brasileiros que já foram enganados por fake news.

Seguindo o ranking, em segundo lugar estão os árabes e sul-coreanos, que chegam a 58%, depois peruanos e espanhóis, com 57%, chineses, com 56% e, empatados em quinto lugar, suecos, indianos e poloneses, com 55%.

“Apesar da maioria confiar em sua própria capacidade de discernir fato de boato, o brasileiro não demonstra essa confiança quando questionado sobre a aptidão de seus compatriotas, já que 51% não concordam que o cidadão médio tenha essa compreensão. A verdade é que as pessoas sempre acham que fake news, pós-verdade e ‘filtro bolha’ são problemas dos outros e não delas. E isso é assim no Brasil e em todo o mundo”, afirma Danilo Cersosimo, diretor de Opinião Pública na Ipsos.

A pesquisa intitulada “Global Advisor: Fake News, Filter Bubbles, Post-Truth and Trust”, foi realizada entre os dias 22 de junho e 6 de julho, com 19,2 mil entrevistados.

Já quanto à percepção das fake news, a Ipsos aponta que 49% dos entrevistados acreditam que as notícias falsas são criadas pelos políticos, 47% acham que são criadas pela mídia e 37% que afirmam que as redes sociais são os maiores responsáveis pela enganação.

* Com informações da assessoria de imprensa

 

 

 

 

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