Bolsonaro é o candidato com mais ‘intenções de voto’ no Twitter

Ex-presidente Lula (PT) ficou em segundo, ao menos na rede social

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Ex-presidente Lula (PT) ficou em segundo, ao menos na rede social

Pré-candidato, Jair Bolsonaro (PSL) é o presidenciável com mais possibilidade de angariar votos nas redes sociais e ficou à frente do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), ao menos na perspectiva dos usuários do Twitter, conforme pesquisa divulgada, nesta terça-feira (10). Os dados foram colhidos durante o mês de março, com captura de 7.727 interações sobre o tema ‘Eleições 2018’.

Entre os 20 nomes listados, Bolsonaro foi mencionado em 3.273 tuítes que continham a hashtag com seu nome. Do total de menções, 60,4% indicavam intenção positiva de voto ao presidenciável e 39,6% indicaram que não votariam nele.

Já Lula (PT) ficou em segundo lugar na quantidade de menções, com 1.347 citações. Do total de menções, 48,50% indicavam que votariam nele nas próximas eleições, contra 51,50% que não votariam.

Analisando o teor das menções, 42,66% dos comentários eram neutros, 24,18% positivos e 33,15% negativos. Comentários a Bolsonaro, por sua vez, foram, de acordo com a pesquisa, 37,58% neutros, 38,34% positivos e 24,07% negativos.

Outros 740 mencionaram, no mesmo período, que votariam nulo, o que colocou esta opção em terceiro lugar, de acordo com a pesquisa do Motim, que utilizou a ferramenta Scup Social, para monitorar as redes.

A pré-candidata do PCdoB, Manuela D’Ávila, obteve 430 menções, com ‘intenção de voto’ de 88,4% dos tuítes favoráveis. Marina Silva (Rede), João Amoêdo (Novo), Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (Psol), tiveram menos menções, mas com a maioria indicando voto.

Mesmo ficando de fora da disputa presidencial, João Dória (PSDB) teve um dos maiores índices de rejeição, com 65,80% das 533 menções afirmando que não votariam no tucano.

Monitoramento

O monitoramento foi realizado durante o mês de março e detectou tuítes que continham hashtags com o nome dos pré-candidatos além de expressões que indicavam intenção de voto, como, por exemplo, “meu voto é”, “vou votar em”, “jamais votaria”, “não terá meu voto”, além de outras.

Vale lembrar que o monitoramento é um recorte de opinião dos usuários do Twitter, mas o resultado não tem qualquer relação com a vontade da maioria dos brasileiros.

(Foto: reprodução/web)

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