Autorizada reconstrução de área atingida por rompimento de barragem
A prefeitura de Mariana, em Minas Gerais, emitiu os documentos que liberam o início das obras de reconstrução do subdistrito de Bento Rodrigues, atingido pelo vazamento da barragem de Fundão, em novembro de 2015. O rompimento da barragem, de propriedade da mineradora Samarco, provocou o deslizamento de um grande volume de rejeitos que destruíram várias construções, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A prefeitura de Mariana, em Minas Gerais, emitiu os documentos que liberam o início das obras de reconstrução do subdistrito de Bento Rodrigues, atingido pelo vazamento da barragem de Fundão, em novembro de 2015. O rompimento da barragem, de propriedade da mineradora Samarco, provocou o deslizamento de um grande volume de rejeitos que destruíram várias construções, deixaram 19 mortos e 225 famílias sem moradia.
O alvará foi assinado quarta-feira (1) pelo prefeito da cidade e autoriza a Fundação Renova, criada para gerir o processo de reparação e compensação socioeconômica e ambiental pelos danos causados pelo rompimento da barragem, a iniciar as intervenções no terreno da Lavoura, área escolhida pela comunidade atingida para o reassentamento.
Segundo a Fundação Renova, a reconstrução começará pela supressão vegetal e terraplanagem do terreno, que incluem as obras de infraestrutura, pavimentação, drenagem, redes de esgoto, distribuição de água e de energia. Para a construção das residências e equipamentos públicos, será necessária nova autorização do governo local.
A entidade estima que as obras ocorram em até 2 anos e, nesse período, cerca de 2 mil empregos possam ser gerados. O processo está sendo supervisionado pelo Ministério Público e pelos atingidos. Cada família que será reassentada está participando da elaboração do projeto arquitetônico das casas a serem reconstruídas.
A reconstrução de Bento Rodrigues também seguirá diretrizes elaboradas com a comunidade e leva em consideração as relações de vizinhança dos atingidos, a memória patrimonial e cultural da cidade e as especificidades do novo terreno.
Notícias mais lidas agora
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
- Jovem é atropelada e morre ao ser arrastada por 40 metros na BR-163 em MS
Últimas Notícias
Autoridades investigam se motorista não teria visto sinal de ‘Pare e Siga’ antes de bater em carreta
Devido ao impacto da colisão, um ocupante da caminhonete não resistiu aos ferimentos e morreu no local
Naviraiense só perde o título da Série B no domingo caso sofra uma improvável goleada
Na última rodada, time de Naviraí pode perder partida contra o Operário Caarapoense por até sete gols de diferença
Polícia encontra perfuração de tiro e identifica possível suspeito de matar homem em Corumbá
O corpo do homem foi encontrado embaixo da Ponte da Sete na última terça-feira (5)
Fim de semana em Campo Grande deve ser nublado e com chuvas isoladas
Domingo dever ter o tempo mais firme e sem chuvas, mas continua nublado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.