Pular para o conteúdo
Brasil

Aliança entre Mercosul e União Europeia foi defendida por Temer

Discurso aconteceu durante a Cúpula dos Presidentes do Mercosul
Arquivo -

Nesta segunda-feira (18), em seu discurso na Cúpula dos Presidentes do , em Assunção (Paraguai), o presidente , disse que o bloco sul-americano precisa ir cada vez mais ao rumo à inserção na economia global, defendendo as negociações para um acordo entre o Mercosul e a .

De acordo com a Agência , o presidente defendeu o acordo dizendo que isso tornaria os produtos mais competitivos e geraria renda e empregos para a população. “Na frente das negociações externas, nossa opção é inequívoca, mais e melhor abertura. No lugar de nos fecharmos entre nós mesmos, atuamos em conjunto para inserir nossos países na economia global. Essa estratégia é indispensável para a competitividade dos nossos produtos, para a geração de emprego e renda para nossa gente”, afirmou.

Temer também lembrou que a negociação de aliança entre o Mercosul e a União Europeia teve avanços significativos nos últimos tempos e, antes dele, o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, também demostrou insatisfação com a demora no fechamento de um acordo.

Aliança

O Mercosul é o acordo firmado entre a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e Venezuela, porém, o último está suspenso do bloco deste 2016. Na reunião de hoje, a presidência pro tempore do bloco será transferida ao Uruguai.

De acordo com Temer, as negociações tem tido razoável sucesso e que o bloco deve ser mais aberto. “Não devemos abandonar a ideia desta aliança com o Mercosul, porque na premissa que levantei, segundo a qual nosso trabalho deve ser cada vez mais de abertura para o mundo, fechar essa porta agora significa impedir o caminho das negociações que tem tido razoável sucesso”, disse.

Michel Temer.O presidente também avaliou como positiva a aproximação do Mercosul com a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, Peru e México). Segundo Temer, as palavras de ordem do Mercosul são “mais diálogo, mais livre comércio e mais investimento”.

Venezuela

Em relação ao intenso fluxo migratório de venezuelanos no Brasil, Temer disse que o Brasil está vigilante em relação às condições humanitárias degradantes do país vizinho. “Não temos poupado esforços para construir condições físicas e jurídicas que permitam o acolhimento solidário de quem foge de uma crise humanitária”, disse.

Segurança

A internacionalização do crime organizado e a preocupação com a segurança pública foram mencionadas por Temer como problemas que atingem os países e a população da região. Segundo ele, o Mercosul pode ajudar a “fazer a diferença” no combate a esse “flagelo”. Para o presidente, o crime organizado ultrapassa fronteiras e desrespeita os valores de cada país

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Crime de maus-tratos a animais em Mato Grosso do Sul supera 600 denúncias em 2024

aposentadoria

Fraude no INSS: Governo começa ressarcimento a beneficiários em maio

Saiba tudo sobre novo exame de Papanicolau do SUS que detecta vírus HPV precocemente

Após ficar em coma, Maidê Mahl mostra rotina em clínica de reabilitação; confira

Notícias mais lidas agora

Prefeitura decreta situação de emergência na saúde e UPAs serão usadas para internação em Campo Grande

Após decreto de emergência, vacina contra a gripe será liberada para toda a população de Campo Grande

Acordo da JBS com MPMS pode enterrar ação contra mau cheiro em Campo Grande

Forro de banheiro da Santa Casa despenca durante banho de paciente

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO mostra desespero e correria com morte de rapaz esfaqueado em MS

Não há informações sobre os motivos para a briga que acabou em assassinato. O autor não foi localizado.

Cotidiano

Como previsto, chuva chega a Campo Grande neste sábado

Todos os municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta

Cotidiano

Em meio a emergência na saúde, Campo Grande tem 206 pessoas a espera de leito em hospital

Campo Grande tem atualmente um déficit aproximado de 1 mil leitos hospitalares

Transparência

Após dar ‘balão’ no Gaeco, Frescura diz que esconder celular não atrapalhou investigação

Empresário teria escondido em bunker celular que nunca foi apreendido nas investigações