Voo de teste da Embraer ‘despenca’ no ar e quase termina em tragédia

Aeronave perdeu centro de gravidade e começou a cair

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Aeronave perdeu centro de gravidade e começou a cair

Um voo de testes do novo avião militar da Embaer no município de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, quase terminou em tragédia. O caso aconteceu em outubro, mas só foi divulgado recentemente pela Aero Magazine.

Segundo a revista online, a aeronave, o maior jato já fabricado no Brasil, batizada de KC-390, teve um deslocamento no centro de gravidade e os pilotos só conseguiram controlar a aeronave a 300 metros do solo.

Um engenheiro envolvido no projeto do KC-390, que não quis se identificar contou à revista, que o incidente ocorreu já numa elevada altitude de voo, quando, por motivos ainda não esclarecidos, um equipamento de aferição de dados de ensaio se desprendeu.Voo de teste da Embraer 'despenca' no ar e quase termina em tragédia

O equipamento deslocado foi jogado com a propulsão da aeronave para a parte posterior do compartimento de carga, desbalanceando o avião, que já se encontrava em uma situação de voo crítico.

A aeronave então perdeu o centro de gravidade e começou a perder a altitude enquanto girava no próprio eixo. Os pilotos só conseguiram estabilizar o comando do KC-390 quando estavam a 300 metros de altitude. Um susto e tanto para a tripulação.

Conteúdos relacionados