Usuária esquece óculos em Uber e motorista dificulta devolução
Uma saga, que ela relatou no Facebook
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Uma saga, que ela relatou no Facebook
No domingo (19), a produtora Viviane Rodrigues pegou um Uber para visitar uma amiga. Quando voltou para casa, se deu conta de que havia esquecido seus óculos escuros no carro e entrou em contato com o motorista para reavê-los. Foi o início de uma saga, que ela relatou no Facebook.
Primeiro, o motorista disse a Viviane que a avisaria quando pegasse uma corrida no bairro em que ela trabalha e mora.
Minutos depois, mudou de versão e afirmou que o “combinado” é que os passageiros busquem os objetos esquecidos. “Ou contratar uma corrida”, ele afirmou.
Viviane, então, pediu ao motorista que ele escolhesse um ponto de encontro para que um motoboy buscasse os óculos.
Após Viviane decidir enviar outra pessoa, o motorista sugeriu que ela pagasse R$ 55, uma corrida da casa dele até o bairro.
“Luiz, fica muito caro pra mim. Eu consigo mais barato”, ela responde, antes de oferecer R$ 30 para ele devolver os óculos.
“É complicado eu sair daqui sem corrida por aí, fico no prejuízo, entendeu?”, o motorista retrucou logo depois.
Mais à frente, a passageira ressalta que a política da Uber é que os motoristas devolvam objetos esquecidos, ao contrário do que ele havia dito antes. Aí o motorista reclamou dos R$ 30 oferecidos por ela: “Foda. Foda esse valor”, ele escreveu.
No site em que fornece orientações aos motoristas do serviço, a Uber diz que ajudará no contato caso um passageiro esqueça qualquer objeto no veículo para combinar a devolução.
A experiência de Viviane, no entanto, foi bem diferente.
No primeiro contato, a Uber enviou uma resposta padrão. Diante da insistência da passageira, a empresa reenviou a mensagem — mas com um trecho destacado em negrito: “Os motoristas são orientados a não cobrar uma devolução”.
Viviane persistiu no questionamento.
E recebeu como resposta um trecho dos termos de uso do aplicativo, que diz: “A Uber não tem responsabilidade em relação a você, por conta de qualquer serviço de transporte, bens ou logística realizados por prestadores terceiros”. Depois disso, a empresa deu o assunto por “resolvido”.
Na tarde desta quinta (23), após o BuzzFeed Brasil entrar em contato com a Uber pedindo um posicionamento sobre o caso, uma funcionária da empresa ligou para o celular de Viviane.
“Uma pessoa me ligou muito preocupada em me acudir”, ela relatou à reportagem. “Eu disse que agora não preciso mais.”
Em nota, a Uber informou ao BuzzFeed Brasil que “entrou em contato com a usuária e colocou-se à disposição para que o item perdido fosse devolvido”.
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