Prefeitura do Distrito Federal cobra IPTU de casa de brinquedo

‘Tudo que faz sombra, paga IPTU’

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

‘Tudo que faz sombra, paga IPTU’

Um morador de Sobradinho, no Distrito Federal, recebeu um aumento de R$ 340 na conta do IPTU por causa de uma casa de brinquedo que ele construiu para o filho de 5 anos, feita com caixinhas de leite. A família – que juntou as caixas de papelão durante seis meses – foi surpreendida com a cobrança sem qualquer explicação.Prefeitura do Distrito Federal cobra IPTU de casa de brinquedo

A publicação entrou em contato com a Secretaria de Fazenda, que justificou a cobrança por conta de uma medição realizada por satélite que não identificou que era uma casa de brinquedo. O órgão ainda afirmou que o imposto foi recalculado e que o valor vai cair R$ 190. A reportagem de O TEMPO entrou em contato com a Prefeitura de Sobradinho, mas não obteve resposta.

Antônio Conceição Marques e sua esposa, Wanda Marques, procuraram a Secretaria de Fazenda local assim que receberam a cobrança. “Eu disse para uma servidora que só tinha uma casinha de material reciclável, feita com caixas de leite e de ovos, e um puxadinho de lona para tampar as bicicletas da chuva e que achava que nada disso justificava. Ela concordou e chamou o supervisor”, afirmou.

Segundo ela, ao ser recebida pelo supervisor, ele teria dito que “tudo que faz sombra, paga IPTU”, e que se ela desejasse pedir algum desconto no imposto, “teria que tirar a casinha, a lona” e somente no ano que vem solicitar a revisão.

Indignada, a família começou a publicar a história nas redes sociais e o caso ganhou repercussão – o que levou um auditor da Fazenda ao local para fazer uma nova medição da área efetivamente construída.

Conteúdos relacionados

lula