Polícia confirma 5 mortos e 35 feridos durante tiroteio em presídio de Goiás
Situação está controlada e não há reféns
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Situação está controlada e não há reféns
As polícias Civil e Militar confirmaram que cinco detentos morreram após um tiroteio na manhã desta quinta-feira (23), na POG (Penitenciária Odenir Guimarães), em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. A corporação contabilizou ainda 35 feridos durante a confusão.
A assessoria dos bombeiros destacou que a corporação levou seis feridos para o HUGO (Hospital de Urgências de Goiânia) e um para o Huapa (Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia). Os outros que sofreram lesões foram socorridos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para as mesma unidades de saúde. Do total de feridos, oito tem estado de saúde considerado grave.
Três dos mortos já foram identificados. São eles: Thiago César de Souza, conhecido como Thiago Topete, líder de uma quadrilha de tráfico de drogas, William Seixas Silva Barbosa e Alexandre Batista França. Os outros dois ainda aguardam reconhecimento.
Segundo o presidente da Associação dos Servidores do Sistema Prisional do Estado de Goiás (Aspego), Jorimar Bastos, não se trata de uma rebelião, mas sim um conflito entre os próprios detentos. “Foi uma briga entre as alas A, B e C, mas a situação já está controlada. Não houve insatisfação dos presos, mas um confronto entre eles”, disse.
Várias forças de segurança estão no local. O assessor de comunicação da PM de Goiás, tenente-coronel Ricardo Mendes, informou que a situação está controlada e que não há reféns.
Dezenas de familiares dos presos continuam na porta do Complexo Prisional e reclamam da falta de informações. O advogado Gilles Gomes, representante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), disse que não foi autorizado a entrar na unidade para verificar a situação.
“Estamos tentando entrar para passar informações às famílias e não tivemos autorização do comando. Também estamos indignados”, afirmou.
Tiago Topete
Segundo os bombeiros, dos cinco mortos, um deles foi degolado. Pela manhã, a SSPAP (Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária) havia confirmado 11 feridos e somente a uma morte de Thiago Topete, que cumpria pena por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Segundo a polícia, Thiago Topete é o líder de uma quadrilha de tráfico de drogas. Em 2015, quando ele já cumpria pena na POG, o grupo liderado por ele foi apontado como responsável por várias mortes na capital, durante uma disputa com rivais.
A SSPAP destacou ainda que, por volta das 13h, “forças policiais e servidores providenciam o adentramento na unidade a fim de promover extensa varredura à procura de armas e outros objetos ilícitos”. Além disso, segundo a secretaria, não houve reféns e todos os servidores saíram ilesos, sendo que eles “tiveram um papel decisivo no sentido de restabelecer o diálogo e conter o tumulto”.
Notícias mais lidas agora
- Mergulhador é contratado para furtar peixes de empresa avaliados em mais de R$ 1 milhão em MS
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
Últimas Notícias
Na volta do ‘feriadão’, Funsat ofertará mais de 2,1 mil vagas de emprego para Campo Grande
Entre os destaques estão 100 vagas para atendente de telemarketing
Idosa morre horas após sofrer acidente a caminho de hemodiálise, em Dourados
Depois do acidente a mulher chegou a fazer o tratamento, mas se sentiu mal e morreu
Após eleições, vereadores analisam projeto sobre Dia do Mutismo Seletivo
Parlamentares de Campo Grande analisam três projetos de lei em primeira discussão e votação
Chuva enfraquece vendas, mas comerciantes esperam aumento nesta véspera de Dia das Crianças
Embora o início tenha sido tímido, comerciantes esperam aumento no movimento ao longo desta sexta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.