Pipa encosta em rede elétrica e deixa 100 mil casas sem energia no Paraná

Desligamento durou uma hora e meia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Desligamento durou uma hora e meia

Uma pipa enroscada em um fio da linha de alta tensão de Paranaguá, no litoral do Paraná, foi a causa de uma queda de energia de aproximadamente 100 mil residências de cinco municípios da região. As unidades consumidoras ficaram por uma hora e meia sem energia neste domingo (30).

Segundo a Copel (Companhia Paranaense de Energia), o desligamento ocorreu por volta das 17h15 e a energia teria sido reestabelecida por volta das 18h45 do horário local. Além de Paranaguá, ficaram sem energia os municípios de Matinhos, Praia Leste, Pontal do Paraná e de Paranaguá.

Na última sexta-feira (28), a Copel já havia alertado para o risco de soltar pipas próximas à rede elétrica. Naquele dia, mais de 3 mil domicílios sofreram com o desligamento de energia após um curto-circuito ter sido provocado por uma pipa que entrou em contato com a rede elétrica, em Apucarana.Pipa encosta em rede elétrica e deixa 100 mil casas sem energia no Paraná

De acordo com a Companhia, desligamentos como esses são comuns em épocas de estiagem e ventos fortes. Desde o início do ano, a Copel registrou 3,3 mil acidentes na rede elétrica do Paraná envolvendo pipas, numa média de 12 desligamentos por dia.   

Conteúdos relacionados