PF prende Wesley Batista e cumpre novo mandado contra Joesley

Ações foram expedidas pela Justiça de São Paulo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ações foram expedidas pela Justiça de São Paulo

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (12), o presidente-executivo da JBS Wesley Batista. Os policiais ainda cumprem novo mandado de prisão contra Joesley Batista, que está preso em Brasília. A prisão de Wesley Batista integra as investigações a respeito de suposta omissão de informações, que pode levar à anulação do acordo de delação premiada. A polícia investiga se executivos do grupo se aproveitaram do próprio acordo de delação para obter lucros no mercado financeiro.

Joesley já está detido em caráter temporário desde domingo por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, depois que o Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão do empresário.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entendeu que Joesley e o diretor de relações institucionais do grupo, Ricardo Saud, omitiram informações dos investigadores em sua delação premiada, o que quebraria as cláusulas do acordo de colaboração. Em sua defesa, Joesley destacou que a conversa com Saud era “elocubração de bêbados”.

Joesley Batista e Saud se entregaram à PF no começo da tarde de domingo, em São Paulo. Na segunda-feira, foram transferidos para Brasília. Na ocasião, os dois entregaram os passaportes. 

Na decisão que pediu a prisão dos executivos, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que há “múltiplos os indícios, por eles mesmos confessados, de que integram organização voltada à prática sistemática de delitos contra a administração pública e lavagem de dinheiro”. (Com informações do Globo e Reuters)

Conteúdos relacionados