Pular para o conteúdo
Brasil

Governo de Minas Gerais homenageia Nelson Mandela no Dia de Tiradentes

Serão agraciadas 171 personalidades
Arquivo -

Serão agraciadas 171 personalidades

A cidade de Ouro Preto (MG) sedia nestas sexta-feira (21) a tradicional cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, a maior honraria concedida pelo governo mineiro. Serão agraciadas 171 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Além disso, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, será homenageado in memorian. Morto em 2013 aos 95 anos, o ícone mundial da luta contra o racismo receberá a comenda máxima, o grande colar.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), chegou a convidar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para receber o grande colar. Procurado pela Agência Brasil, o Instituto Lula disse apenas que o ex-presidente já foi agraciado com a comenda em 2003, entregue pelo então governador Aécio Neves, e não irá esse ano.

Como de praxe, o recebedor do grande colar é também o orador da cerimônia. No ano passado, esse papel coube ao ex-presidente do Uruguai, José Mujica. Como Nelson Mandela será homenageado in memorian, o discurso principal será feito pelo próprio governador Fernando Pimentel. A cerimônia será acompanhada pelo embaixador sul-africano Ntshikiwane Joseph Mashimbye.

Mandela inspirou movimentos contra o racismo em todo o mundo. Líder da luta contra o “apartheid” na África do Sul, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e se tornou o primeiro presidente negro de seu país de 1994 a 1999. Era também carinhosamente chamado de Madiba, nome do clã a que pertencia.

Histórico

A medalha da Inconfidência foi instituída em 1952 pelo então governador mineiro Juscelino Kubitschek. Os agraciados são escolhidos por um conselho composto por representantes dos poderes executivo e legislativo do estado e de Ouro Preto.

No dia da cerimônia, um decreto do governador transfere simbolicamente por um dia a capital mineira para Ouro Preto, lembrando que o município exerceu esse papel de 1823 a 1897. A cidade foi também o berço da Inconfidência Mineira, movimento que confrontou o domínio da Coroa portuguesa sobre o Brasil. A revolta terminou em 21 de abril de 1792, quando foi enforcado no um dos inconfidentes, o Tiradentes. O episódio completa hoje 225 anos.

A escolha de Mandela como principal homenageado desta edição contrasta com a baixa representatividade de negros entre os agraciados com a medalha. Em 2016, entre as 147 pessoas que receberam a medalha na ocasião, a grande maioria era de homens brancos. Poucos eram negros e apenas 32 eram mulheres. Neste ano, das 171 pessoas que receberão a medalha, 35 são mulheres.

Entre os agraciados desta edição, estão seis governadores: Camilo Santana, do Ceará; Flávio Dino, do Maranhão; Renan Filho, de Alagoas; Ricardo Coutinho, da Paraíba; Rui Costa, da Bahia e Tião Viana, do Acre. Também receberão a medalha o cineasta Helvécio Ratton, os músicos Samuel Rosa, Fernanda Takai e Saulo Laranjeira e os atores Wagner Moura, Marieta Severo, Letícia Sabatella e Camila Pitanga. Os demais homenageados são parlamentares, prefeitos, magistrados, professores, militares, juristas, médicos, advogados, gestores públicos, historiadores, religiosos e empresários.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

defensoria pública

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

Últimas Notícias

Esportes

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Agora o Brasil folga na próxima rodada, e volta a entrar em ação pela competição apenas na terça-feira

Polícia

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Crime aconteceu na noite desta quarta-feira, em Pedro Juan Caballero

Famosos

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Vampetaço viralizou nas redes sociais, após Donald Trump anunciar taxação sobre o Brasil

Política

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

"O Pix é nosso, funciona, e é um exemplo que devia ser seguido, não criticado”, avaliou o deputado