Brasil

Estudante faz TCC sobre liderança com base em ‘Cavaleiros do Zodiáco’

Trabalho foi apresentado na UFPE

Joaquim Padilha Publicado em 21/06/2017, às 14h55

None

Trabalho foi apresentado na UFPE

O estudante de administração Jonathan Julian, 26, apresentou um título diferente no seu TCC, o trabalho de conclusão de curso. Com o título “‘Me dê seu líder, Pégaso’: Um estudo dos perfis de liderança presentes nos Cavaleiros do Zodíaco”, o aluno do campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), em Caruaru, analisou as personas de Seiya de Pégaso, Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne, Shun de Andrômeda e Ikki de Fênix no anime japonês.

Com a pesquisa, Jonathan obteve nota 9,5 na avaliação da banca e revelou que assiste Cavaleiros do Zodíaco desde 1994, quando o anime foi lançado na TV brasileira. “Eu assistia a série desde pequeno. Depois que entrei na faculdade, comecei a procurar professores que orientavam TCC’s que tinham a ver com animes, mas eles só faziam isso quando era mais relacionado com a área de marketing”, explicou.

Após uma conversa com o professor Luiz Sebastião, Jonathan decidiu que iria analisar os perfis de liderança dos cinco principais personagens dos “Cavaleiros do Zodíaco” para desenvolver a monografia. “Fui fazendo o TCC aos poucos. A produção mesmo começou no 6º período. Meu orientador não conhecia os Cavaleiros, mas deu apoio e me ajudou”, destacou.Estudante faz TCC sobre liderança com base em 'Cavaleiros do Zodiáco'

“Durante uma das minhas aulas, falei o que minha orientadora de mestrado falou pra mim: que fizessem o TCC relacionado a algo que gostavam. Foi quando Jonathan perguntou se poderia fazer sobre os Cavaleiros do Zodíaco, e eu disse que sim”, relembrou o professor Luiz Sebastião.

“O TCC dele é sobre liderança e o objeto de estudo são os principais personagens dos Cavaleiros do Zodíaco. Como eu não conhecia muito o desenho, minha orientação foi basicamente com relação às várias teorias de liderança, enquanto ele ficou a cargo de relacionar isso com os personagens. É incrível como ele tem noção dos detalhes do anime”, ressaltou o professor.

Jornal Midiamax