Trabalhará em conjunto com a CPMI da JBS e J&F

A CPI do BNDES aprovou nesta quarta-feira (18) a convocação dos proprietários da JBS, os irmãos Wesley e Joesley Batista. A data do depoimento, no entanto, ainda não está marcada. A comissão também decidiu que trabalhará em conjunto com a CPMI da JBS e J&F.CPI do BNDES vai convocar donos da JBS e Eike Batista

Para o relator da CPI, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), as convocações são justificadas já que o grupo teria sido um dos maiores beneficiários individuais de recursos do banco, em valores que ultrapassariam R$ 8 bilhões. Roberto Rocha também sugeriu que haja um diálogo permanente da CPI do BNDES com a CPMI da JBS e J&F.

– Eu acho que isso é em benefício das duas comissões. Claro que são investigações distintas, mas que em determinados pontos se confundem – disse o senador, acrescentando que a medida vai evitar “dobrar esforços”.

O presidente da comissão, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que irá marcar uma reunião entre as mesas das duas comissões.

– Esta comissão tem um escopo próprio em relação aos empréstimos concedidos à internacionalização das empresas brasileiras no exterior. Mas, em algum momento, colide com a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da JBS, tanto é que temos aqui requerimentos já aprovados de convocação dos proprietários da JBS – disse.

A CPI também vai convocar o empresário Eike Batista, presidente do Grupo EBX, para investigar mais de R$ 10 bilhões em empréstimos. Foram aprovados ainda dois pedidos de informação sobre projetos executados em Angola com recursos do BNDES, e sobre o funcionamento de escritórios do banco no exterior. O senador Airton Sandoval (PMDB-SP), autor do requerimento, quer saber quantos ainda estão em operação e quais são os critérios para a instalação de unidades fora do país.