Acordo foi assinado na sexta-feira pelo presidente Temer.

​Ligadas diretamente às culturas do Brasil e do , a cachaça e a tequila agora terão plena de propriedade e qualidade na comercialização nos dois paí. Acordo assinado nessa sexta-feira (4) pelo presidente Michel Temer reconhece as duas bebidas como indicações geográficas e produtos distintivos dos dois países.

O acordo estabelece que toda bebida vendida no Brasil com o nome de tequila será de fabricação mexicana, assim como toda cachaça vendida no mercado mexicano deverá ter sido fabricada no Brasil.

Desde 2015, Brasil e México fazem tratativas sobre a proteção recíproca da cachaça e da tequila na relação bilateral. Com a assinatura do acordo, a qualidade e a procedência das bebidas nos dois países serão atestadas conforme procedimentos tradicionais e passarão a ser controlados e supervisionados pelas autoridades competentes de cada país.

“O acordo ratifica a tradição dos dois países na produção das iguarias e o valor simbólico para a local, uma vez que chancela o interesse comum em salvaguardar a preservação da integridade e a originalidade das duas bebidas nacionais”, diz trecho da exposição de motivos do acordo.