Pelo menos doze pessoas

Os bombeiros que participaram de um curso de resgate em uma caverna na Chapada Imperial, em Brazlândia, no Distrito Federal, estão internados com suspeita de histoplasmose – infecção causada pela inalação de esporos de um fungo que é encontrado em fezes de pássaros e de morcegos.

O treinamento foi há cerca de três semanas, mas só agora os sintomas da doença começaram a seBombeiros do DF são infectados durante treinamento em caverna

“Como a doença se manifesta somente após algumas semanas, só agora alguns militares começaram a perceber os sintomas.”

Segundo a corporação, pelo menos 12 pessoas, entre alunos e instrutores, apresentaram dores de cabeça e febre persistente. Todos estão sendo atendidos no Hospital Maria Auxiliadora, uma instituição privada na região do Gama.

Os bombeiros disseram que, durante a preparação do teste, os instrutores não perceberam a quantidade de morcegos que havia no local. Durante o treinamento, participaram alunos, instrutores, médicos dos bombeiros e seguranças. O número de pessoas, ao todo, que esteve na caverna não foi divulgado pelos militares até a publicação desta reportagem.

A corporação disse ainda que a Vigilância Epidemiológica e a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde foram acionadas para acompanhamento e confirmação do diagnóstico inicial.